Tive umsa cituação atipica que um dos personagens jogou óleo por debaixo de uma porta e ateou fogo. A criatura que estava atraz da porta que não esta colado a porta. O mesmo disse que a regra que esta abaixo tem que se aplicar gostaria de saber a opinião de alguém sobre isso.
Geralmente vem em um frasco de argila que contém 500 ml. Usando uma ação, você pode espirrar o óleo desse frasco em uma criatura a até 1,5 metro de você ou arremessar a até 6 metros, quebrando-o com o impacto. Você deve realizar um ataque à distância contra uma criatura ou objeto, tratando o óleo como uma arma improvisada.
Com um sucesso, o alvo é coberto de óleo. Se o alvo sofrer qualquer dano flamejante antes do óleo secar (depois de 1 minuto), a criatura sofre 5 de dano flamejante adicional pela queima do óleo. Você também pode derramar um frasco de óleo no chão para cobrir uma área de um quadrado de 1,5 metro de lado, desde que a superfície esteja nivelada.
Se aceso, o óleo queima por 2 rodadas e causa 5 de dano flamejante a qualquer criatura que entrar na área ou terminar seu turno dentro da área. Uma criatura pode sofrer esse dano apenas uma vez por turno.
Tá, mas mesmo supondo que ele consiga derramar o óleo onde a criatura está (complicado por causa da porta, considerando que o óleo só cobre UM quadrado), ela só toma dano se ELA entrar na área ou terminar o turno na área. Acho que o que faria mais sentido é dar um susto, suficiente pra conseguir abrir a porta sem tomar um ataque (se a criatura tava preparando um ataque). Talvez ela perca o 1o turno como se estivesse surpresa. Agora, sempre considera, numa hora dessas - a criatura é importante? Se for um guardinha genérico ou equivalente, é mais divertido recompensar a criatividade do que ficar se atendo às regras.