Em minha campanha, há uma paladina que está desde que entrou (8 sessões) sem parar para falar com seu deus, ignora todos os avisos, caga para seu deus. Gostaria da opinião de outros mestres se é cabível tirar temporariamente os poderes dela.
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olá camarada tudo beleza? Então depende do que vc achar certo. se um paladino quebra o juramento dele ele pode sim perder seus poderes, o que em certo ponto é bom, pois isso pode resultar em uma nova aventura para recuperar os poderes, mas, tente conversar com o jogador primeiro e se lembre vc é o mestre a última palavra é sua.
Antes de mais nada, só queria ressaltar que na 5a edição um paladino não segue necessariamente um deus, mas sim uma ideologia, representada pelo seu voto. Caso esteja rompendo com esses preceitos, aí de fato teria consequências, teria que se redimir, etc. A descrição do arquétipo fala sobre os princípios centrais de cada voto. Outra consideração é: será que o DM não está usando o deus da personagem para forçá-la a fazer o que ele quer, para forçar o andamento da história? Não digo que isso esteja acontecendo, é só um cuidado que vc precisa ter. Os vínculos de um personagem são ferramentas para guiá-lo, mas não devem ser usados como uma coleira - isso é frustrante e ruim pro jogo. Lembre que é um esforço colaborativo - o DM e os jogadores estão criando a história JUNTOS.
Agora, digamos que de fato seja um problema da jogadora. Cara, vc sempre deve tentar conversar diretamente com a PESSOA primeiro antes de punir o PERSONAGEM. Talvez ela não tenha entendido muito bem as coisas da sua classe, e vc precise explicar melhor. Talvez ela esteja com algum outro problema em relação à mesa ou campanha. Enfim, vc só vai saber dessas coisas conversando abertamente, de boa, com a pessoa - fora do jogo e e em separado - a intenção nunca pode ser humilhá-la publicamente. SEMPRE tente resolver problemas da mesa primeiro com a pessoa antes de aplicar punições e consequências dentro do jogo. Se por acaso a conversa não der certo, não for produtiva, aí vc pode fazer isso de tirar os poderes, mas vou te falar que acho que isso não vai adiantar nada - tem boa chance de que a pessoa fique ainda mais frustrada/revoltada, vai ser um clima ruim, vai estragar a diversão da campanha. Se vc decidir fazer isso mesmo assim, a minha recomendação é que ofereça: 1) uma explicação dentro do jogo dos motivos, para que a pessoa saiba o que deve ou não fazer no futuro e 2) uma solução - como uma missão, p.ex, um jeito CLARO de resolver o problema de forma razoavelmente rápida - de preferência algo que traga benefícios além da restauração dos poderes, como tesouro. Considere que se vc tentar conversar de boa com a pessoa e isso não adiantar nada, se a conversa não for produtiva, às vezes é melhor tirar a pessoa da mesa, pode ser mais legal para seus outros jogadores e pra vc.