Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Ps: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo.
Sugiro uma lida no capítulo de combate do livro do jogador, que fala sobre várias possibilidades de ações e como elas funcionam.
Quanto à estrutura de um turno:
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Ps: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo.
Sugiro uma lida no capítulo de combate do livro do jogador, que fala sobre várias possibilidades de ações e como elas funcionam.