Não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vamos lá.
Primeiro, como calcular HP. Cada classe tem um dado de vida, no caso do guerreiro, é o d10. Para cada nível, a quantidade de pontos de vida que vc ganha (para calcular seu HP máximo) depende desse dado e do seu modificador de constituição. No 1o nível, vc recebe o dado "cheio" (d10 = 10, então). Digamos que sua constituição seja 14, e o modificador portanto seja +2. Nesse caso, no 1o nível seu total de vida é 12. Vc pode ser ferido, curado, etc, mas o seu máximo é 12. Para os outros níveis, a regra usual é metade do dado arredondado para cima + modificador. No caso do d10, essa "média arredondada" é 6. Então, de novo, no caso do guerreiro de con 14, no nível 2, vc teria 6+2 = 8. Somado aos 12 anteriores, 20.
Esse valor (20) é seu hp máximo então para o guerreiro de constituição 14 nível 2.
Agora, como vc se cura - a regra usual é que no descanso curto (1 hora) vc pode gastar dados de vida. Vc tem dados de vida equivalentes ao seu nível. Nível 2, vc tem dois d10, portanto. Vc pode usar quantos dados quiser no descanso curto. Para cada dado, vc soma seu modificador de constituição e soma o total ao seu HP atual (até o máximo). No descanso longo (8 horas) vc recupera todo seu HP até o máximo E recupera metade do seu total de dados de vida (arredondado para baixo).
O mínimo é 0. Em 0 vc está inconsciente, e possivelmente morrendo. Livro do Jogador, seção de combate:
CAINDO A 0 PONTOS DE VIDA
Quando você cai a 0 pontos de vida, ou você morre direto
ou fica inconsciente, como é explicado nas seções
seguintes.
MORTE INSTANTÂNEA
Dano maciço pode matar instantaneamente. Quando um
dano reduz seus pontos de vida a 0 e ainda há dano
sobrando, você morre se o restante do dano que sobrou for
igual ou maior do que seu máximo de pontos de vida.
Por exemplo, uma clériga com um máximo de pontos
de vida iguais a 12, está com 6 pontos de vida atuais. Se
ela sofrer 18 de dano por um ataque, ela é reduzida a 0
pontos de vida, mas ainda sobraram 12 de dano. Como o
dano que restou equivale ao seu máximo de pontos de
vida, a clériga morre.
CAINDO INCONSCIENTE
Se um dano reduzir seus pontos de vida a 0 e não matalo,
você cai inconsciente (veja o apêndice A). Essa
inconsciência acaba quando você recupera quaisquer
pontos de vida.
TESTES DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORTE
Sempre que você começar seu turno com 0 pontos de vida,
você precisa realizar um teste de resistência especial,
chamado de teste de resistência contra a morte, para
determinar se você rasteja para a morte ou se apega à
vida. Diferente de outros testes de resistência, esse teste
não é vinculado a qualquer valor de habilidade. Você está
nas mãos do destino, auxiliado apenas por magias e
características que melhoram suas chances de ser bem
sucedido em um teste de resistência.
Você joga um d20. Se tirar 10 ou mais, você é bem
sucedido. Caso contrário, você fracassa. Um sucesso ou
um fracasso não tem efeito por si só. Em um terceiro
sucesso, você estabiliza (veja abaixo). Em seu terceiro
fracasso, você morre. Os sucessos e fracassos não
precisam ser consecutivos, você deve manter ambos
anotados até que você tenha três de um mesmo tipo. O
número dos dois é zerado quando você recupera quaisquer
pontos de vida ou quando se estabiliza.
Rolando 1 ou 20. Quando você faz um teste de
resistência contra a morte e obtém um 1 no d20, isso
conta como dois fracassos. Se obter um 20 no d20, você
recupera 1 ponto de vida.
Sofrendo Dano com 0 Pontos de Vida. Se você
sofrer qualquer dano enquanto estiver com 0 pontos de
vida, você sofre um fracasso no teste de resistência contra
a morte. Se o dano for um acerto crítico, você sofre dois
fracassos. Se o dano for equivalente ou exceder seu
máximo de pontos de vida, você morre instantaneamente.
ESTABILIZANDO UMA CRIATURA
A melhor maneira de salvar uma criatura com 0 pontos
de vida é curá-la. Se a cura estiver indisponível, a
criatura pode pelo menos ser estabilizada para que não
morra por fracassos nos testes de resistência contra a
morte.
Você pode usar sua ação para administrar primeiros
socorros para uma criatura inconsciente e tentar
estabilizá-la, o que exige um teste de Sabedoria
(Medicina) CD 10.
Uma criatura estabilizada não realiza testes de
resistência contra a morte, mesmo se tiver 0 pontos de
vida, mas permanece inconsciente. Se sofrer qualquer
dano, a criatura não estará mais estável e precisa fazer de
novo um teste de resistência contra a morte. Uma
criatura estável que não é curada, recupera 1 ponto de
Respondeu sim muito obrigado!
Não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vamos lá.
Primeiro, como calcular HP. Cada classe tem um dado de vida, no caso do guerreiro, é o d10. Para cada nível, a quantidade de pontos de vida que vc ganha (para calcular seu HP máximo) depende desse dado e do seu modificador de constituição. No 1o nível, vc recebe o dado "cheio" (d10 = 10, então). Digamos que sua constituição seja 14, e o modificador portanto seja +2. Nesse caso, no 1o nível seu total de vida é 12. Vc pode ser ferido, curado, etc, mas o seu máximo é 12. Para os outros níveis, a regra usual é metade do dado arredondado para cima + modificador. No caso do d10, essa "média arredondada" é 6. Então, de novo, no caso do guerreiro de con 14, no nível 2, vc teria 6+2 = 8. Somado aos 12 anteriores, 20.
Esse valor (20) é seu hp máximo então para o guerreiro de constituição 14 nível 2.
Agora, como vc se cura - a regra usual é que no descanso curto (1 hora) vc pode gastar dados de vida. Vc tem dados de vida equivalentes ao seu nível. Nível 2, vc tem dois d10, portanto. Vc pode usar quantos dados quiser no descanso curto. Para cada dado, vc soma seu modificador de constituição e soma o total ao seu HP atual (até o máximo). No descanso longo (8 horas) vc recupera todo seu HP até o máximo E recupera metade do seu total de dados de vida (arredondado para baixo).
O mínimo é 0. Em 0 vc está inconsciente, e possivelmente morrendo. Livro do Jogador, seção de combate:
CAINDO A 0 PONTOS DE VIDA
Quando você cai a 0 pontos de vida, ou você morre direto
ou fica inconsciente, como é explicado nas seções
seguintes.
MORTE INSTANTÂNEA
Dano maciço pode matar instantaneamente. Quando um
dano reduz seus pontos de vida a 0 e ainda há dano
sobrando, você morre se o restante do dano que sobrou for
igual ou maior do que seu máximo de pontos de vida.
Por exemplo, uma clériga com um máximo de pontos
de vida iguais a 12, está com 6 pontos de vida atuais. Se
ela sofrer 18 de dano por um ataque, ela é reduzida a 0
pontos de vida, mas ainda sobraram 12 de dano. Como o
dano que restou equivale ao seu máximo de pontos de
vida, a clériga morre.
CAINDO INCONSCIENTE
Se um dano reduzir seus pontos de vida a 0 e não matalo,
você cai inconsciente (veja o apêndice A). Essa
inconsciência acaba quando você recupera quaisquer
pontos de vida.
TESTES DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORTE
Sempre que você começar seu turno com 0 pontos de vida,
você precisa realizar um teste de resistência especial,
chamado de teste de resistência contra a morte, para
determinar se você rasteja para a morte ou se apega à
vida. Diferente de outros testes de resistência, esse teste
não é vinculado a qualquer valor de habilidade. Você está
nas mãos do destino, auxiliado apenas por magias e
características que melhoram suas chances de ser bem
sucedido em um teste de resistência.
Você joga um d20. Se tirar 10 ou mais, você é bem
sucedido. Caso contrário, você fracassa. Um sucesso ou
um fracasso não tem efeito por si só. Em um terceiro
sucesso, você estabiliza (veja abaixo). Em seu terceiro
fracasso, você morre. Os sucessos e fracassos não
precisam ser consecutivos, você deve manter ambos
anotados até que você tenha três de um mesmo tipo. O
número dos dois é zerado quando você recupera quaisquer
pontos de vida ou quando se estabiliza.
Rolando 1 ou 20. Quando você faz um teste de
resistência contra a morte e obtém um 1 no d20, isso
conta como dois fracassos. Se obter um 20 no d20, você
recupera 1 ponto de vida.
Sofrendo Dano com 0 Pontos de Vida. Se você
sofrer qualquer dano enquanto estiver com 0 pontos de
vida, você sofre um fracasso no teste de resistência contra
a morte. Se o dano for um acerto crítico, você sofre dois
fracassos. Se o dano for equivalente ou exceder seu
máximo de pontos de vida, você morre instantaneamente.
ESTABILIZANDO UMA CRIATURA
A melhor maneira de salvar uma criatura com 0 pontos
de vida é curá-la. Se a cura estiver indisponível, a
criatura pode pelo menos ser estabilizada para que não
morra por fracassos nos testes de resistência contra a
morte.
Você pode usar sua ação para administrar primeiros
socorros para uma criatura inconsciente e tentar
estabilizá-la, o que exige um teste de Sabedoria
(Medicina) CD 10.
Uma criatura estabilizada não realiza testes de
resistência contra a morte, mesmo se tiver 0 pontos de
vida, mas permanece inconsciente. Se sofrer qualquer
dano, a criatura não estará mais estável e precisa fazer de
novo um teste de resistência contra a morte. Uma
criatura estável que não é curada, recupera 1 ponto de
vida depois de 1d4 horas