Alguns amigos me pediram para ensinar RPG para eles (mais especificamente D&D5) e eu acredito que só se aprende algo fazendo, então resolvi mestrar uma mesa para eles, algo que nunca tinha feito antes. Porém não entendi completamente o modo para eles ganharem xp. Alguém pode me explicar?
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Uma das coisas mais difíceis de se entender é o sistema de premiação por pontos de experiência. O que o livro diz (resumidamente): "Conforme os aventureiros realizam atos heróicos, adquirem conhecimento e habilidade. Quando um aventureiro realiza algo que guia o caminho da trama, como realizar um quebra-cabeça ou principalmente derrota um monstro ou inimigo, recebe um prêmio em XP. Esse deve ser anotado e somado. Quando atingir determinados marcos, passa de nivel."
O XP em D&D funciona em progressão onde quando o personagem tiver o suficiente ganhará novas habilidades, mais pontos de vida e outros benefícios. O XP será entregue sempre que o personagem ajudar a avançar a trama. Só existem regras para quanto se deve receber de XP por derrotar monstros (se o monstro for nível X o aventureiro receberá Y de xp), mas (para alegria dos diplomáticos) pode ser por outras coisas, como resolver um enigma, conquistar a amizade de um NPC ou encontrar um item definidor da trama. Por esses e outros motivos prefiro a regra opcional dos três pilares (unearthed arcana) que tem regras mais equilibradas.
Ps: outros sistemas como mundo das sombras e guerra dos tronos usam o XP de modo similar a uma moeda. Vc usa o XP para "comprar" novas habilidades e melhorias. Meu antigo DM misturava o XP março tradicional de d&d com o XP moeda, funcionava bem.