Tbm tem a questao do bom senso, algodao nao pesa muito mas, eu nao deixaria um aventureiro carregar 20 kg de algodao. O mesmo vale pra raçao, ela pesa 0.5 kg mas eu nao deixo eles carregarem 40 raçoes.
Eu acho muito chato saquear monstros. Principalmente se o foco da aventura for heroico, pois penso que um herói jamais ficaria pegando dinheiro dos mortos. Eu até acho legal revistar, pois vai que algum tem algum artefato guardado consigo, mas daí já pergunto para o mestre especificamente se o monstro tem algo que chame atenção.
Bem, copio abaixo a resposta que dei da última vez que falaram disso por aqui. Eu honestamente não consigo entender pq um DM negaria saquear monstros. Ele não é obrigado a fazer moedas de ouro caírem toda vez que vc mata um rato gigante, claro, nem todo monstro TEM tesouro, mas....
O impulso de fazer "loot" nos cadáveres dos inimigos é natural, creio que seja algo que você [DM] vá precisar levar em conta quando estiver planejando a aventura, e não um comportamento que você precise mudar nos jogadores.O jeito mais fácil de resolver isso é ter inimigos/monstros que não CARREGAM tesouro. Mesmo inimigos humanóides podem ter apenas algumas armas velhas e armaduras de menor valor, p.ex, e muitos monstros simplesmente não tem equipamento (embora alguns podem ter partes que possam ser vendidas, p.ex, lobos teriam peles - mas aí vc precisará pedir que alguém faça um teste de sobrevivência, p.ex, para extrair isso - e ainda precisarão achar quem compre).Normal procurar lojas para vender itens - se forem itens comuns como armas, armaduras, certamente deve ser fácil encontrar quem compre... Itens mais caros/exóticos precisarão de mais esforço - depende da ambientação da sua campanha, claro, mas em grandes cidades é provável que achem comprador para praticamente qualquer coisa.Lembre que, em geral, NPCs vão comprar equipamento usado pela metade do valor de venda do livro, às vezes até menos dependendo do estado.A parte do peso é fácil. Existem duas regras de "encumbrance", que é o quanto um personagem pode carregar.A regra normal de capacidade de carga de cada personagem é 15x o atributo de força (em pounds). Ou seja, se o personagem tiver força 15, ele carrega 225 pounds. Existe uma regra *variante* para isso no Guia do Mestre, reproduzo abaixo em inglês, que vc pode usar ao invés da regra acima (rápida tradução - peso acima de 5x força = deslocamento reduz em 10 ft. peso acima de 10x a força, velocidade cai em 20 e tem desvantagem em quase tudo):" If you carry weight in excess of 5 times your Strength score, you are encumbered, which means your speed drops by 10 feet. If you carry weight in excess of 10 times your Strength score, up to your maximum carrying capacity, you are instead heavily encumbered, which means your speed drops by 20 feet and you have disadvantage on ability checks, Attack rolls, and saving throws that use Strength, Dexterity, or Constitution. "
Obrigado Grim, vinicius e David
Tbm tem a questao do bom senso, algodao nao pesa muito mas, eu nao deixaria um aventureiro carregar 20 kg de algodao. O mesmo vale pra raçao, ela pesa 0.5 kg mas eu nao deixo eles carregarem 40 raçoes.
Obrigado pelas respostas.
hahahahaha!
Eu acho que seu mestre é o nundux, que postou há 5 dias hahahahah!
Eu acho muito chato saquear monstros. Principalmente se o foco da aventura for heroico, pois penso que um herói jamais ficaria pegando dinheiro dos mortos. Eu até acho legal revistar, pois vai que algum tem algum artefato guardado consigo, mas daí já pergunto para o mestre especificamente se o monstro tem algo que chame atenção.
Bem, copio abaixo a resposta que dei da última vez que falaram disso por aqui. Eu honestamente não consigo entender pq um DM negaria saquear monstros. Ele não é obrigado a fazer moedas de ouro caírem toda vez que vc mata um rato gigante, claro, nem todo monstro TEM tesouro, mas....
O impulso de fazer "loot" nos cadáveres dos inimigos é natural, creio que seja algo que você [DM] vá precisar levar em conta quando estiver planejando a aventura, e não um comportamento que você precise mudar nos jogadores. O jeito mais fácil de resolver isso é ter inimigos/monstros que não CARREGAM tesouro. Mesmo inimigos humanóides podem ter apenas algumas armas velhas e armaduras de menor valor, p.ex, e muitos monstros simplesmente não tem equipamento (embora alguns podem ter partes que possam ser vendidas, p.ex, lobos teriam peles - mas aí vc precisará pedir que alguém faça um teste de sobrevivência, p.ex, para extrair isso - e ainda precisarão achar quem compre). Normal procurar lojas para vender itens - se forem itens comuns como armas, armaduras, certamente deve ser fácil encontrar quem compre... Itens mais caros/exóticos precisarão de mais esforço - depende da ambientação da sua campanha, claro, mas em grandes cidades é provável que achem comprador para praticamente qualquer coisa. Lembre que, em geral, NPCs vão comprar equipamento usado pela metade do valor de venda do livro, às vezes até menos dependendo do estado. A parte do peso é fácil. Existem duas regras de "encumbrance", que é o quanto um personagem pode carregar. A regra normal de capacidade de carga de cada personagem é 15x o atributo de força (em pounds). Ou seja, se o personagem tiver força 15, ele carrega 225 pounds. Existe uma regra *variante* para isso no Guia do Mestre, reproduzo abaixo em inglês, que vc pode usar ao invés da regra acima (rápida tradução - peso acima de 5x força = deslocamento reduz em 10 ft. peso acima de 10x a força, velocidade cai em 20 e tem desvantagem em quase tudo): " If you carry weight in excess of 5 times your Strength score, you are encumbered, which means your speed drops by 10 feet. If you carry weight in excess of 10 times your Strength score, up to your maximum carrying capacity, you are instead heavily encumbered, which means your speed drops by 20 feet and you have disadvantage on ability checks, Attack rolls, and saving throws that use Strength, Dexterity, or Constitution. "