Então, isso não é parte das regras básicas por um simples motivo - isso permitiria aumentar facilmente sua capacidade de movimento do turno. Então tem raças, feitiços e habilidades de classe que aumentam seu salto, mas não tem uma regra como essa que descreveu. Dito isso, acho que em certas circunstâncias pode ser interessante o teste, especialmente se o risco de falhar carregar consequências - p.ex, falha pode encurtar o movimento do turno, deixar o personagem caído no chão, pode causar dano, etc. Não existe um cálculo (que eu saiba), isso teria que ficar a cargo do DM na base do achismo mesmo.
Então, isso não é parte das regras básicas por um simples motivo - isso permitiria aumentar facilmente sua capacidade de movimento do turno. Então tem raças, feitiços e habilidades de classe que aumentam seu salto, mas não tem uma regra como essa que descreveu. Dito isso, acho que em certas circunstâncias pode ser interessante o teste, especialmente se o risco de falhar carregar consequências - p.ex, falha pode encurtar o movimento do turno, deixar o personagem caído no chão, pode causar dano, etc. Não existe um cálculo (que eu saiba), isso teria que ficar a cargo do DM na base do achismo mesmo.