Bom, sou um novato mestre de RPG, e na ultima sessão que tive com meus amigos, o replicante ladino do grupo acabou perdendo sua mão direita... minha duvida agora é, quando ele se transformar em alguém, ele continua sem sua mão direita, ou copiará uma mão?
Obrigado a quem puder responder!!
Replicante aí é o "Doppelganger"? De qq modo, sim, quando vc muda de forma, a forma nova tem todos os membros. Isso vale para magias como polymorph, a forma selvagem do druida, etc. Ps: eu sou *radicalmente* contra personagens de jogadores perderem membros/partes do corpo. Acho que tem que ser um evento absolutamente excepcional e o mais raro possível, e evitaria qualquer regra de casa que facilite isso acontecer. Se estiver usando alguma dessas regras eu recomendaria repensá-la, embora nesse caso específico o impacto seja menor.
É a raça Changelings, então ele conseguira usar a mão 100% normal, assim como se nunca tivesse o membro amputado?
*minha ideia de ocasionalmente fazer os personagens dos jogadores perderem membros (em caso de erro critico), é dar-lhes membros mecânicos ou arcanos quando forem ficando mais forte, pra dar uma característica similar às cicatrizes de batalhas, só que, muito mais marcantes...*
@Francisco Junior Sim, mudando de forma ele conseguiria usar a mão normalmente. Erros críticos não existem no D&D5, já é uma regra de casa aí. A única regra oficial para o 1 no dado é que se for um ataque, erra independente de modificadores e AC, só isso. E 1 no dado é muito frequente para esse tipo de penalidade tão grave. De qq modo, a mesa é sua, cara, e se seus jogadores tão curtindo é isso que importa. Bons jogos!
@David Lehmann Entendi irmão, obrigado pela ajuda.
Não é em todo erro critico que puno dessa maneira, sabe? Só em situações bem ocasionais, da uma emoção a mais e também diverte os jogadores. Ainda assim, vou pensar duas vezes na próxima vez que acontecer.
Novamente obrigado pela ajuda!!