Se o veneno vier de um item (por exemplo, um frasco de veneno) o alvo fica envenenado. Se o veneno for mágico, e vier de uma magia, na grande maioria das vezes só acontece o dano extra vindo de veneno.
Por exemplo: Coloquei com uma ação bônus, o veneno que estava dentro do meu frasco, na lâmina da minha arma (ok, é um veneno natural, em todo turno do inimigo ele recebe 1d4 ou 1d6 de dano, depende do veneno que você utilizou, lembrando que cada um tem uma CD pra ver se realmente o inimigo ficará envenenado). Nesse caso, é dano por turno. Se for uma magia de encantar sua arma com uma névoa venenosa que fica ao redor da lâmina, ou tornar a lâmina levemente esverdeada, enfim, qualquer coisa relacionado a magia, ele só toma dano por turno, SE a magia falar que isso irá acontecer.
Se você utilizar um item que forneça o dano venenoso, até onde eu sei, você apenas inflige um dano extra, mas... Se o item for inventado, ou feito pelo mestre, ele mesmo pode ditar a regra. De qualquer jeito, o padrão é: Dano de Veneno: Apenas dano extra. Dano aplicado por veneno: Dano por turno ou rodada. Ou seja, dependendo da maneira que a ação tiver sido feita, ele pode dar dano por rodada (todo final do turno do inimigo) ou apenas ao contato com o ataque (como por exemplo, d8 (sua espada) + 1d4 (veneno). Depende bastante, tentei ser bem amplo, porque não entendi muito bem sua pergunta.
Quanto a duração, depende do item, magia, ou forma que você utilizou. Isso está descrito em tudo que for usar "Veneno", mas se não estiver, também recorra ao seu mestre.
Se o veneno vier de um item (por exemplo, um frasco de veneno) o alvo fica envenenado. Se o veneno for mágico, e vier de uma magia, na grande maioria das vezes só acontece o dano extra vindo de veneno.
Por exemplo: Coloquei com uma ação bônus, o veneno que estava dentro do meu frasco, na lâmina da minha arma (ok, é um veneno natural, em todo turno do inimigo ele recebe 1d4 ou 1d6 de dano, depende do veneno que você utilizou, lembrando que cada um tem uma CD pra ver se realmente o inimigo ficará envenenado). Nesse caso, é dano por turno. Se for uma magia de encantar sua arma com uma névoa venenosa que fica ao redor da lâmina, ou tornar a lâmina levemente esverdeada, enfim, qualquer coisa relacionado a magia, ele só toma dano por turno, SE a magia falar que isso irá acontecer.
Se você utilizar um item que forneça o dano venenoso, até onde eu sei, você apenas inflige um dano extra, mas... Se o item for inventado, ou feito pelo mestre, ele mesmo pode ditar a regra. De qualquer jeito, o padrão é: Dano de Veneno: Apenas dano extra. Dano aplicado por veneno: Dano por turno ou rodada. Ou seja, dependendo da maneira que a ação tiver sido feita, ele pode dar dano por rodada (todo final do turno do inimigo) ou apenas ao contato com o ataque (como por exemplo, d8 (sua espada) + 1d4 (veneno). Depende bastante, tentei ser bem amplo, porque não entendi muito bem sua pergunta.
Quanto a duração, depende do item, magia, ou forma que você utilizou. Isso está descrito em tudo que for usar "Veneno", mas se não estiver, também recorra ao seu mestre.