Fala pessoal, gostaria de compartilhar com vcs alguns dos conteúdos que eu criei para aumentar as possibilidades na mesa. Alguns itens mágicos que meus players queriam, e uma mecânica de criação de magias.
Logo abaixo tem uma tradução do meu conteúdo, o original esta em inglês nas imagens.
Eu criei alguns itens que dão bônus em habilidades especificas (atletismo, acrobacia, furtividade ...) . São vários itens maravilhosos que dão bônus de +1(incomum), +2(raro), +3(muito raro) nas habilidades. Os meus jogadores conseguiram alguns deles pela campanha.
Guerreiro;
Botas do aprimoramento físico, Essas botas concedem uma estabilidade maior para seu usuário fazendo com que ele consiga usar de forma mais eficiente sua força. Concede +1 nos testes de atletismo.
Mago;
Chapéu do conhecimento 'arcano', Esse chapéu faz com que seu cérebro trabalhe de forma mais eficiente te ajudando a relembrar conteúdos estudados anteriormente. Concede +1 nos testes de conhecimento arcano.
Ladino;
Luva ligeira, Concede +1 nos testes de prestidigitação.
Clérigo;
Colar vigia, Concede +1 nos testes de percepção.
Além desses itens tem alguns óleos de aplicação nas armas que dão bônus de dano por um certo tempo, esse dano pode ser dos tipos descritos no livro do jogador (necrotico, fogo, ácido ...). As raridade escalam conforme o dano 1d4(incomum), 1d8(raro), 1d12(muito raro)
Exemplos: Óleo ardente, Você pode utiliza-lo para banhar sua arma ou 10 munições. A propriedade do óleo dura por 1 minuto. Durante esse tempo sua arma dará 1d4 de dano de fogo adicional ao contato com o inimigo.
Com isso eu consegui dar ao meu mundo mais 84 itens mágicos.
Criação de magias.
Um dos jogadores (mago) perguntou se ele poderia criar suas magias com o decorrer da campanha, enquanto a party descansa de uma quest, por exemplo. Eu pensei em um sistema para que não ficasse nem tão simples nem tão complexo a criação das magias. Algo que requereria dele algum tempo de estudo e algum dinheiro para os experimentos envolvidos. Desta forma eu fiz uma mistura entre o processo de criação de itens mágicos e o processo de criação de pergaminhos mágicos.
Primeira parte:
A primeira parte consiste em o mestre analisar a magia que o jogador quer construir e classifica-la dentro dos parâmetros do jogo, nível da magia. Tendo o nível da magia deve-se ajustar os parâmetros referente a conjuração da mesma (tempo de conjuração, alcance, componentes, etc). Essa etapa é aonde se espera maior traquejo do mestre em nivelar a magia com o mundo que ele esta mestrando.
Segunda parte:
O conjurador precisa gastar tempo e dinheiro para conseguir criar uma magia nova. O tempo é referente a quanto estudo e experimentações ele deve fazer antes de ter a forma final da magia. O dinheiro se refere aos componentes, itens, ferramentas, etc, gastos no processo. Além disso o conjurador só pode criar uma quantidade de mágicas igual ao seu modificador de inteligência por ano (Um mago com inteligência 18 tem +4 modificadores, o que significa que ele pode criar 4 magias por ano).
Nível da Magia_______________Tempo___________________Custo
Cantrip 1-Semana 100PO
1° 2-Semanas 300PO
2° 4-Semanas 750PO
3° 8-Semanas 1500PO
4° 16-Semanas 5000PO
5° 32-Semanas 20000PO
6° 64-Semanas 50000PO
7° 128-Semanas 150000PO
8° 256-Semanas 500000PO
9° 512-Semanas 1000000PO
Além do tempo e do dinheiro gasto na criação de uma nova magia, podem ocorrer imprevistos durante o processo. Para toda semana de trabalho há uma chance de 10% de ocorrer uma complicação no processo, escolhida pelo mestre. Além disso o jogador deve ter sucesso em 3 testes de conhecimento arcano para cada duas semana de trabalho. O CD do teste é 10 + nível da magia a ser criada.
Sucessos__________________________________ Ocorrência
0 O processo começa do zero.
1 Devera ser gasto um adicional de metade do custo de criação.
2 Devera ser gasto um adicional de um quarto do custo de criação.
3 O processo continua normalmente.
Exemplo:
Meu mago criou uma magia ilusória de nível 1, a qual ele nomeio de 'Dispersão Temporal'. O processo durou as 2 semanas (com um intervalo entre elas), e o custo total foi de 500PO. Não houve complicações durante o processo. A magia é a seguinte:
Tempo de conjuração: 1 Ação
Alcance: O conjurador.
Componentes: V, S
Duração: Concentração, até 10 minutos
No momento que o conjurador conjura essa magia ele fica invisível e uma ilusão semelhante a ele é criada em seu lugar. A ilusão copia todos os movimentos de seu conjurador com 1 rodada de atraso. A ilusão possui todas as propriedades de uma ilusão criada pela magia Ilusão maior.
Em Níveis mais Altos: Para cada nível de espaço de magia acima de 1° é criada uma ilusão adicional após a anterior se mover.
Espero que tenham gostado das ideias, qualquer critica é bem-vinda.
Caramba cara! Adorei a sua mecânica de criação de magias. Ficou sensacional! muito bom msm, Com certeza vou usar esse sistema, nossa bom demais, vai me ajudar mt. Elogio novamente, ficou mt bom mt bom msm.
Vinicius em relação ao acesso a itens magicos eu sigo o que ta nos livros msm (Com vendedores, em loots, como recompensa por uma quest, como ponto principal de uma quest), O q eu fiz com esses itens criados foi subistituir alguns Scrools ou Poções de cura que os aventureiros encontrariam em loots durante a jornada, visto q scrools (de leveis baixos) e poções de cura eu deixo um pouco mais acessivel na minha mesa.
Grim, na 5ª edição o acesso a itens é mais raro. Normalmente se consegue em loot ou com vendedores mais inacessíveis. Como tu trabalha isso na tua mesa? Eu fico meio sem inspiração na minha mesa.