Uma coisa que adoro fazer é usar o backstory dos PJ (ou os furos nesses backstorys) para criar intriga. Quando um PJ tem uma esposa, irmã (também serve marido e irmão) ou alguma amizade antiga gosto de usar o dilema do homem aranha.
Durante a missão o grupo que está passando pela cidade natal de um dos PJ encontra em uma região de risco (perto masmorra, numa floresta perigosa) esse NPC que afirma está em risco de vida. Mais tarde o grupo (ou parte dele) encontram o mesmo NPC perfeitamente bem e sem lembranças dos eventos. Isso deixa o grupo confuso até que as duas versões do NPC se encontram diante do grupo e ambas versões afirmam ser a verdadeira.
Geralmente isso ocorre por doppelganger capturou o NPC e tomou seu lugar, mas durante um momento de distração o NPC fugiu de seu cativeiro. Eu também já fiz o oposto onde o doppelganger só assumiu a imagem sem sequestrar para pedir ajuda dos PJ (foi uma oné shot e esse jogador ainda me odeia), além de serem possíveis outras variantes da situação possível.
Estou fazendo esses se post pq essa cartada se provou mais uma vez o cliche que não envelhece.