Todos nós adoramos combates. Quem nunca ficou animado quando critou naquele dado de acerto e deu um dano monstruoso no boss, ou chorou quando tirou aquele 1, e só fez cagada. Porém, meus jogadores me pediram para, além de combate, criar situações desafiadoras, que não envolvam batalhas e matanças, e sim diálogos e até quebra-cabeças. O problema, é que eu não tenho experiência com isso. Então, como seria uma forma interessante de inserir essas interações e esses quebra-cabeças?
top of page
bottom of page
Charles, creio que isso ficaria melhor no fórum "ideias para aventuras", aqui é mais para resolver dúvidas e coisas de regra/sistema. Vou mover sua pergunta para lá, ok? De qq modo, uma recomendação que faço para mistérios e quebra-cabeças é: mantenha a cabeça aberta para caminhos e soluções alternativas, vc precisa tomar cuidado para que o grupo não empaque e fique entediado pq não consegue achar um jeito de continuar. Espalhe múltiplas pistas, se possível, e se o grupo pensar em algo inteligente que faz sentido, mesmo que não fosse a sua solução original, aceite. Também é importante ficar flexível sobre onde ficam as dicas - se precisar, mude elas de lugar, p.ex, vc tinha plantado uma pista num lugar, mas eles foram para outro, ou foram falar com um NPC diferente, move a dica para o lugar/npc que o grupo foi visitar - o grupo fica feliz de ter ido no lugar "certo" e a aventura anda.