Estou iniciando a mestragem com OSE da RPG Planet Press e surgiu uma dúvida para a qual não estou encontrando a resposta.
Um personagem da classe ladrão é perito em Esconder-se nas Sombras e a tabela "Chance de Sucesso em Perícias de Ladrão" (pg. 33) mostra os percentuais de sucesso por nível. Um personagem ladrão de nível 1 tem 10% de chance de "esconder-se nas sombras".
Para este teste jogo um d100 e se valor <= 10, então: sucesso; senão: falha.
** Este teste está ok e compreendido.
Se um personagem de outra classe (clérigo, por exemplo), que não possui essa perícia, desejar fazer uma "movimentação furtiva". Pensando somente em dados (sem considerar o roleplay) resolvo a jogada rodando um teste de atributo. Pelo me entendimento do Tomo de Regras, devo jogar um d20 e se o valor obtido for menor ou igual à destreza do personagem, então sucesso; senão falha.
O problema (dúvida) surge quando a ficha do personagem tem uma pontuação de destreza mediana, por exemplo entre 9 e 12 (Tabela Modificador de Destreza pg. 17). Se a ficha tem 9 de destreza, ao jogar o d20, a chance de sucesso é de 45% (9/20=0,45). Ou seja, por esse teste, o personagem ficou com mais chance de sucesso que o personagem ladrão.
Se eu aplicar os modificadores de dificuldade (+4 por exemplo), nesse caso a chance cai para 37% (9/24=0,37), mas ainda é maior que a do personagem ladrão. Acredito que eu não tenha entendido algo corretamente.
Agradeço a compreensão e as dicas.
** Por fim, parabéns ao RPG Planet Press pelo conjunto da obra.
Tecnicamente só o ladrão pode enconder-se nas sombras. Claro que vc tem que avaliar de acordo com a verossimilhança da situação. Mas em situações normais outras classes não poderiam ter essa habilidade.
Mas claro, vc pode usar de outras formas, porém lembre-se que se mantiver a regra como no padrão e for usar testes de atributo, como no seu exemplo, ou algo parecido, o ladrão vai ficar nerfado. Independente da solução que vc utilizar é importante sempre levar em consideração quais classes tem quais funções e são treinadas para tal.
Ótima pergunta. Já tive dificuldades nessa área. Encontrei a explicação em um artigo do próprio Gavin Norman na zine Carcass Crawler. Ele diz o seguinte (mais ou menos o que eu lembro): Ladrões são especialistas neste tipo de perícia. Se um muro, ou parede pode ser escalado por qualquer classe (com teste de atributo ou qualquer mecânica que o mestre decidir), o Ladrão pode passar automaticamente neste teste (ou ter alguma vantagem). Em caso de desafios que seriam IMPOSSÍVEIS para outras classes, aí sim o Ladrão usaria o seu teste de perícia em % como apresentado no livro. Uma regra da casa que eu uso é fazer o Ladrão precisar usar a porcentagem como "backup" em caso de uma falha, como uma segunda chance que só ele tem. Mas isso é só a forma com que eu uso essas perícias, existem diversas outras abordagens, mais ou menos fiéis a regra original.