(7°edicao) notei que ao lado de cada perícia tem uma porcentagem, exemplo: furtividade 20% essa porcentagem soma com a que o invergador já tem ? Por exemplo, tenho 70% em furtividade, no caso vai ficar 90% ?
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Membro desconhecido
01 de jan. de 2023
se o jogador tiver 100% em alguma coisa pericia ele jogar o d100,independente do que cair,ele sempre acerta?
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Membro desconhecido
15 de abr. de 2023
Respondendo a
Não, um 100 sempre é uma falha, sem contar que existem dificuldades de testes.
Outra dúvida, quando o jogador está montando a ficha, como ele faz pra definir os pontos de cada perícia? deve rolar algum dado? qual? como calcular isso? pq joguei uma aventura pronta que já sugeria uma distribuição de porcentagem pra até 8 perícias, mas se eu quiser fazer sem ser dessa forma eu devo fazer como?
durante a campanha, como ocorre para o investigador aprimorar uma perícia? como saber quanto de porcentagem nova ele pode somar conforme o personagem vai aprendendo alguma coisa nova no jogo?
Durante o jogo, se um jogador tiver sucesso em um teste de perícia, ele marca um risco ou preenche uma bolinha preta ao lado do nome da perícia. Quando acabar a sessão de jogo, ele joga 1d100 para cada perícia que ele teve sucesso durante o jogo. Se o valor do D100 for MAIOR (ou seja, quanto mais você sabe algo, mais difícil é aprender) do que o valor atual da perícia, ele aprende e ganha 1d10 no valor da perícia testada.
O valor que aparece impresso na perícia (grifado na imagem) é o valor mínimo que todos os personagens possuem naturalmente naquela perícia. Esse é o "ponto inicial" da perícia. Então, se um personagem comprar 50 pontos de Furtividade, ele terá 20% + 50%. Totalizando 70%.
Isso simboliza as perícias mais comuns, que qualquer pessoa pode tentar. Uma pessoa não precisa ser treinada em Furtividade para tentar se esconder de um monstro, por exemplo. É isso que esses valores iniciais acima de 0% representam.
As regras basicas dizem que seu personagem tem um valor base de porcentagem de uma habilidade ou atributo. Essas porcentagens nao sao somadas entre si, mas são usadas quando mais relevante. Ao lado de cada porcentagem ha duas subporcentagens, que sao usadas quando os testes tem uma dificuldade maior. Então se voce tem Furtividade 70%, então voce tem Furtividade 70% (35%/14%). Em um teste padrão voce joga como se furtividade fosse 70%, em um teste desafiador voce joga como se furtividade fosse 35% e em um teste quase impossivel voce joga como se furtividade fosse 14%. Se o GCO (GM/DM/Nr) preferir que se realize um teste de destreza use suas porcentagens de destreza.
se o jogador tiver 100% em alguma coisa pericia ele jogar o d100,independente do que cair,ele sempre acerta?
Ok, vou dar uma olhada lá! Muito obrigada, vou aguardar o link também!
Outra dúvida, quando o jogador está montando a ficha, como ele faz pra definir os pontos de cada perícia? deve rolar algum dado? qual? como calcular isso? pq joguei uma aventura pronta que já sugeria uma distribuição de porcentagem pra até 8 perícias, mas se eu quiser fazer sem ser dessa forma eu devo fazer como?
durante a campanha, como ocorre para o investigador aprimorar uma perícia? como saber quanto de porcentagem nova ele pode somar conforme o personagem vai aprendendo alguma coisa nova no jogo?
O valor que aparece impresso na perícia (grifado na imagem) é o valor mínimo que todos os personagens possuem naturalmente naquela perícia. Esse é o "ponto inicial" da perícia. Então, se um personagem comprar 50 pontos de Furtividade, ele terá 20% + 50%. Totalizando 70%.
Isso simboliza as perícias mais comuns, que qualquer pessoa pode tentar. Uma pessoa não precisa ser treinada em Furtividade para tentar se esconder de um monstro, por exemplo. É isso que esses valores iniciais acima de 0% representam.
As regras basicas dizem que seu personagem tem um valor base de porcentagem de uma habilidade ou atributo. Essas porcentagens nao sao somadas entre si, mas são usadas quando mais relevante. Ao lado de cada porcentagem ha duas subporcentagens, que sao usadas quando os testes tem uma dificuldade maior. Então se voce tem Furtividade 70%, então voce tem Furtividade 70% (35%/14%). Em um teste padrão voce joga como se furtividade fosse 70%, em um teste desafiador voce joga como se furtividade fosse 35% e em um teste quase impossivel voce joga como se furtividade fosse 14%. Se o GCO (GM/DM/Nr) preferir que se realize um teste de destreza use suas porcentagens de destreza.