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Posts do fórum

Tchelo
05 de jul. de 2024
In Traveller RPG
ATENÇÃO VIAJANTES! Já começou o Late Pledge de TRAVELLER! É uma nova oportunidade para garantir o seu Livro Básico ou fazer upgrades! Confira as novidades em: https://www.catarse.me/travellerlp. Essa campanha continua de onde a outra parou, com os mesmos preços e prazos, e com o objetivo de alcançar novas metas extras e aumentar nossa tripulação. E temos uma novidade! Estamos produzindo conteúdo original de Traveller: o cenário de campanha Voragem, feito em parceria com Bruno Lyra. Vamos apresentar esse universo de intrigas interplanetárias em uma live semanal, toda quinta-feira! A introdução ao cenário vai ser transformada em um belíssimo livro digital, com mapas, novas espécies para jogadores, bestiário e ganchos de aventura pelo espaço! Vista seu traje espacial, prepare sua pistola laser e ligue os sensores! As aventuras espaciais estão só começando!
TRAVELLER RPG em late pledge! content media
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Tchelo
29 de mar. de 2024
In Procura-se grupo de RPG
Estamos com vagas abertas para mesas de TRAVELLER, um RPG futurista que permite viver aventuras incríveis no espaço! Como parte do esforço para financiar o lançamento desse jogo, estamos abrindo vagas em uma mini-campanha de 3 sessões, mestrada pelo Tchelo. Venha fazer parte dessa tripulação!  *Os jogos serão realizados online, usando mesa virtual :) Para garantir sua vaga, basta visitar o site da campanha de financiamento coletivo, escolher a recompensa "Add-on: Mesão com o Tchelo" e apoiar o projeto! Em seguida vamos entrar em contato por email ou WhatsApp, para agendar a primeira das três sessões de jogo! Além disso, na página do financiamento coletivo você também pode garantir o seu Livro Básico de Regras de TRAVELLER, que traz todas as instruções para aventuras e campanhas nas fronteiras da galáxia!   • Enfrente piratas espaciais! • Desbrave mundos alienígenas! • Lute em batalhas entre naves! • Desperte poderes psiônicos! • Customize sua nave!
Venha jogar RPG com o Tchelo!🎲 content media
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Tchelo
28 de fev. de 2024
In Notícias
Torne-se um Viajante e desbrave os perigos do espaço neste RPG do futuro distante! Confira a página do lançamento em catarse.me/traveller e garanta o seu livrão em financiamento coletivo! Neste consagrado RPG de mesa, você e um grupo de amigos interpretam tripulantes de uma nave intergaláctica, enfrentando perigos do espaço ou desbravando misteriosos mundos alienígenas! A edição brasileira é baseada na 2ª edição revisada de TRAVELLER, publicada originalmente pela Mongoose Publishing. Com esse conjunto de regras é possível recriar cenas clássicas de filmes e histórias sci-fi, como batalhas espaciais, fugas alucinantes em veículos voadores, mineração de asteróides, instalação de implantes cibernéticos e a descoberta de poderes psíquicos. Lançado originalmente em 1977, foi um dos primeiros RPGs a abordar o gênero sci-fi, também foi o primeiro a usar um sistema de regras baseado em perícias. Em 2016 o jogo ganhou uma nova edição e uma revisão em 2022, modernizando o jogo e deixando suas regras ainda mais acessíveis e organizadas! Em TRAVELLER, o processo de criação do personagens é um um minigame coletivo que vai acompanhar os primeiros anos da formação e desenvolvimento do seu Viajante. Enquanto você preenche as estatísticas do personagem, todos os participantes da mesa fazem uma espécie de brainstorm, reagindo aos acontecimentos sorteados em tabelas! Isso conecta todos os personagens e gera ganchos de aventura incríveis para iniciar sua jornada pelo espaço! TRAVELLER usa apenas dados de seis lados para resolver todas as cenas dentro do jogo. Para fazer um teste, o Viajante joga dois dados e adiciona quaisquer modificadores de atributos e perícias. Se o total for 8 ou mais, o Viajante é bem-sucedido. Trunfos: Quando um personagem recebe assistência, como o uso de boas ferramentas, ajuda de amigos ou outras circunstâncias benéficas, ele recebe um Trunfo. Isso permite que ele jogue um dado adicional durante o teste e descarte o menor resultado. Empecilhos: da mesma forma, quando um Viajante enfrenta obstáculos em um teste, como ferramentas ruins, um ambiente escuro ou outras circunstâncias adversas, ele recebe um Empecilho. Isso implica em jogar um dado adicional durante o teste e descartar o maior resultado. No Livro Básico de Regras de TRAVELLER você encontra: • Um aclamado e inovador sistema coletivo de criação de personagens que gera, além das estatísticas dos Viajantes, os laços de história entre todos! • Um sistema de regras simples, porém robusto, baseado na jogada de dois dados D6 e a soma de atributos e perícias relevantes. • Uma lista completa de equipamentos e naves futuristas! • Diversas carreiras para seguir, poderes psiônicos, além de duas espécies alienígenas para interpretar! • Um gerador de mundos, para você criar as informações relevantes de quaisquer planetas encontrados pelos viajantes. Reúna sua tripulação e prepare-se para explorar as fronteiras do espaço! O jogo está em financiamento coletivo, portanto, corra para apoiar o projeto para receber recompensas exclusivas e ótimos preços! A campanha vai só até o fim do mês! Confira a página da campanha em catarse.me/traveller e garanta o seu livrão!
TRAVELLER - Livro Básico chega ao Brasil pela RPG Planet Books & Games! content media
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Tchelo
30 de jun. de 2023
In Discussão geral
O mundo dos RPGs (Role Playing Games), é o lugar onde a imaginação e a narrativa se unem para criar aventuras épicas. Desde que surgiu no anos 70, o RPG mantém uma legião de fãs fieis que jogam regularmente com seus amigos. Nos últimos anos, a experiência digital tem se tornado cada vez mais comuns. Seja através de jogos de RPG eletrônicos, ou ferramentas de apoio aos jogadores do RPG de mesa, a experiência tem evoluído com a tecnologia. Agora, com os avanços nas inteligências artificiais (IA) generativas com o o ChatGPT e o Google Bard, o mundo da imaginação fica sem limites. Já ficou sem ideia para a próxima campanha, acha que dá muito trabalho criar uma boa ficha de personagem, gostaria de ter novos montros para assustar os jogadores? Eu vou mostrar como aproveitar o potencial da IA para elevar suas sessões de RPG a um novo patamar. O Que é RPG? Antes de explorarmos como a IA pode ajudar no RPG, é importante compreender o conceito básico desse tipo de jogo. O RPG é um jogo de interpretação de papéis em que os jogadores assumem o controle de personagens em um mundo fictício, tomando decisões e participando de aventuras narrativas. Essas características especialmente verdade no RPG offline, ou de mesa, onde você desenvolve sua imaginação e experimenta horas de diversão de qualidade com seus amigos. O que é IA Generativa? Também é importante conceituar o avanço de IA que vai ajudar seu jogo. Uma IA generativa, refere-se a um tipo de inteligência artificial que é capaz de gerar novos dados ou conteúdo que são semelhantes aos dados de treinamento. Estas IA’s são treinadas com técnicas de redes neurais através de grandes volumes de dados, como textos, imagens ou vídeos, para aprender padrões, estilos e estruturas. Uma subcategoria significativa de IA generativa são os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs – Large Language Models), que são especializados em gerar texto. Um exemplo de LLM é o ChatGPT, que utiliza a arquitetura GPT para gerar respostas em formato de conversação, podendo ser usado para diversos fins como assistentes virtuais, geração de conteúdo, suporte ao cliente, entre outros. Para interagir com ele você escreve perguntas ou instruções que são chamadas de prompts. Agora, chega de conceitos e vamos ao jogo. Sugerir Ideias para uma Campanha de RPG Uma das partes mais desafiadoras ao iniciar uma nova campanha de RPG é a criação de uma história envolvente. É aí que a IA pode entrar em cena para auxiliar os jogadores. Por exemplo, é possível pedir para ela gerar ideias criativas e estimulantes para campanhas de RPG. Basta fornecer informações básicas sobre o mundo, sistema de RPG e os personagens do jogo, e a IA pode sugerir enredos, reviravoltas e missões interessantes, enriquecendo assim a campanha. Você tem uma música que gosta muito e acha que a letra seria uma boa base de campanha? Sem problemas, coloca a letra da IA no seu prompt e receba uma sugestão na hora. Para ter um melhor resultado, é importante refinar as sugestões conversando com a IA para personalizar as ideias de acordo com as perferências e visão de jogo de cada pessoa. Ela vai usar as respostas anteriores daquela conversa como referência para cada nova resposta. Tem um exemplo legal de usar IA para ideias para campanha nesse video do pessoal da RPGPlanet. Personagens de RPG Aprimorados pela IA A criação de personagens é um dos aspectos mais empolgantes do RPG. Com o auxílio da IA, os jogadores podem aprimorar ainda mais seus personagens. Os jogadores podem pedir para ela criar ideias de histórias, características e objetivos de seus personagens. Também funciona mostrar sua ideia inicial e pedir para a IA desenvolver aspectos complexos da personalidade, criar histórias de origem cativantes e até mesmo gerar nomes únicos e memoráveis. Você pode pedir descrever seus amigos e pedir um vilão que vá assustá-los, ou um NPC que vá cativá-los. Quem sabe não tem um personagem de um livro que você gosta e gostaria de ver como ele poderia entrar na sua aventura? Fichas de RPG Aperfeiçoadas com IA O preenchimento de fichas de personagem pode ser um processo demorado e complexo. No entanto, a IA pode tornar essa tarefa mais eficiente e conveniente. Ao interagir com a IA, os jogadores podem fornecer informações sobre seus personagens, como atributos, habilidades e equipamentos. A IA Generativa pode então auxiliar no preenchimento automático da ficha de RPG, sugerindo opções e fornecendo orientações úteis para criar personagens balanceados e interessantes. Você deve informar para ela qual é o sistema de jogo que você joga. Se a IA não conhecer o sistema, você vai ter que descrevê-lo no seu prompt. Eu particularmento sempre gostei de criar personagens, mas acho bem chato a tarefa de criar a ficha. Poder descrever o personagem e pedir para IA criar a ficha é o que eu sempre quis e não sabia. Particularmente, acho bem melhor que os jogadores se concentrem na diversão e nas narrativas do jogo, do que vez de se preocuparem com o processo burocrático de preenchimento de fichas. Acelerar a Preparação do Jogo A preparação do jogo, incluindo a criação de mapas, notas de campanha e outros elementos, pode consumir muito tempo. Nesse aspecto, a IA pode ser uma aliada valiosa para acelerar esse processo. Ao utilizar uma IA, os jogadores podem alimentá-la com informações sobre o mundo e a história do jogo. Com base nesses dados, uma IA pode gerar mapas personalizados, fornecer descrições detalhadas de locais e até mesmo criar NPCs (Non-Player Characters) com características únicas. A IA também pode auxiliar na organização de notas e referências, oferecendo um assistente virtual para facilitar o acesso rápido a informações relevantes durante as sessões de jogo. Jogar RPG Solo com a Ajuda da IA Nem sempre é possível reunir um grupo de jogadores para uma sessão de RPG. No entanto, a IA Generativa pode oferecer a oportunidade de jogar RPG solo. Com a ajuda da inteligência artificial, os jogadores podem interagir com um assistente virtual para simular a presença de outros jogadores ou de um mestre de jogo. A IA Generativa pode gerar narrativas, desafios e respostas para as ações do jogador, tornando a experiência de RPG solo mais imersiva e envolvente. Além disso, a IA pode se adaptar às escolhas e interações do jogador, oferecendo uma experiência personalizada e única. Ficou curioso como isso é possível? Veja esse exemplo do Reddit com um prompt que permite você jogar uma forma simples de RPG sozinho. Além de definir a estrutura do jogo, ele também dá opções de campanha como cyberpunk ou fantasia, orientações do sistema de jogo e como criar a ficha do personagem. Ainda tem muito o que evoluir, mas já dá para ter um gostinho do potencial das IAs para mestrar aventuras ilimitadas. Conclusão O mundo do RPG agora não é mais limitado pela imaginação dos jogadores. Agora, é possível contar com a inteligência artificial para dar ideias, diminuir o trabalho, tangibilizar conceitos em imagens. Expanda sua campanha com a ajuda de uma IA. Gostou do conteúdo? Continue com: Teste as ideias para o seu RPG de com a Iara Chat Leia O que é ChatGPT
Como Jogar RPG com uma IA content media
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Tchelo
29 de out. de 2022
In Procura-se grupo de RPG
O OGRO ESTÁ FAMINTO! Nos dias 4, 5 e 6 de novembro teremos um evento irado de RPG de mesa promovido pelos nosso amigos do Brainstorm cast. Mais de 20 mesas de diversos sistemas como Dungeons & Dragons (0E), Old-School Essentials, Old Dragon entre outros! Clique aqui e cadastre-se em uma das mesas e garante seu lugar na mesa!
Procura-se aventureiros destemidos (mesas online) content media
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20 de out. de 2022
In Old-School Essentials
ARKHI é um cenário para Old School Essentials e se passa num deserto de dunas negras, zigurates suntuosos, megálitos retorcidos, hominídeos ultraviolentos, magos arquitetos e alienígenas macabros. Um cenário de horror estranho cuja paisagem é um tabuleiro de xadrez e cada movimento pode te enterrar para sempre. Todo deserto é um imenso cemitério e até as cores foram embora quando a presença do maligno arranhou a materialidade. Aqui todo vagante é um foco de vida num universo morto. Aproveite bem o seu tempo e descubra tesouros vultuosos enterrados em cidades subterrâneas petrificadas. Corra bem rápido ou morra tentando! CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP!
Jogue ARKHI! content media
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Tchelo
03 de nov. de 2021
In Notícias
ELFO ASTRAL Há muito tempo, grupos de elfos se aventuraram desde a Agrestia das Fadas até o Plano Astral para estar mais perto de seus deuses. A permanência na imensidão infinita de prata imbuiu suas almas com uma centelha de luz divina. Essa luz se manifesta como um brilho estrelado nos olhos de um elfo astral. Como nada envelhece no plano astral, estas criaturas podem ter milhares de anos de idade e sua longevidade lhes dá uma perspectiva incomum do tempo. Alguns são propensos à melancolia, enquanto outros exibem uma ausência de sentimentos. Muitos procuram maneiras criativas de passar o tempo. Eles escolhem viver em silêncio e contemplação ou partir para explorar as fronteiras do multiverso. Elfos astrais que não moram no plano astral podem viver cerca de 750 anos. TRAÇOS DE ELF ASTRAL Você tem as seguintes características raciais. Tipo de criatura. Você é um Humanóide. Tamanho. Você é médio. Deslocamento. Sua velocidade de caminhada é de 9 metros. Fogo Astral. Você conhece um dos seguintes truques à sua escolha: luzes dançantes, luz ou chama sagrada. Você deve escolher Inteligência, Sabedoria ou Carisma como seu atributo chave para soltar essas magias (escolha quando você seleciona esta raça). Visão no escuro (18 metros). Com alcance de 18 metros, você pode enxergar na escuridão total como se fosse penumbra e você vê áreas de penumbra como se fossem luz natural. No entanto, você não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza. Sentidos Aguçados. Você ganha proficiência em Percepção Ancestralidade Feérica. Você tem vantagem contra magias e efeitos mágicos que causam a condição "encantado", e você não pode ser colocado pra dormir através de magia Meditação. Você não precisa dormir, um estado de meditação semi-consciente por 4 horas diárias conta como descanso longo. Alma Radiante. Sempre que você tiver sucesso em uma salvaguarda contra a morte, você pode optar por recuperar pontos de vida em um valor igual ao seu bônus de proficiência + bônus de um dos três atributos (Inteligência, sabedoria ou Carisma). Você deve escolher qual atributo vai ser calculado para esta habilidade quando escolher esta raça. Proficiências Contemplativas. Sempre que você termina um descanso longo usando sua meditação, você pode escolher uma arma e uma ferramenta. Você ganha proficiência nos itens escolhidos até o final de seu próximo descanso longo.
Conheça o Elfo Astral, nova raça de D&D inspirada em Star Trek content media
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Tchelo
09 de out. de 2021
In Notícias
Os Giff foram apresentados em Spelljammer: Adventures in Space Box Set (1989) e mais tarde foram reimpressos no Monstrous Manual (1993). Na quinta edição, eles retornaram ao jogo no livro "Mordenkainen 's Tome of Foes", com estatísticas para usá-los como coadjuvantes ou inimigos nas aventuras. Agora a Wizards of the Coast está testando as regras para usar os Giff como espécie jogável, e as regras estão disponíveis para Playtest. Segue a tradução das habilidades dos Giff e mais informações sobre eles abaixo: Ao escolher jogar como um Giff, você terá as seguintes características: Tipo de criatura. Você é um Humanóide. Atributos. Você pode escolher aumentar o valor de um atributo em 2 e de outro em 1, ou escolher aumentar três atributos diferentes em 1. Tamanho. Você é médio. Deslocamento. Sua velocidade de caminhada é de 9 metros, e você tem uma velocidade de natação igual à sua velocidade de caminhada. Distribuidor de dano. Como um hipopótamo em uma loja de cristais, você é naturalmente hábil em danificar coisas. Quando você tira 1 em um dado de dano para um ataque corpo a corpo, você pode jogar novamente o dado e usar o novo resultado. Você não pode mais fazer isso de uma vez por turno. Robusto como um Hipopótamo. Você tem vantagem em testes de Força, atletismo e salvaguardas de Força. Além disso, você conta como uma criatura de tamanho maior ao determinar sua capacidade de carga e limite de peso que você pode empurrar, arrastar ou levantar. Descrição física: Humanóides de 2,10 metros de altura, com cabeça de hipopótamo, vestidos com uniformes militares vistosos, exibindo armas de fogo como pistolas e mosquetes. Esses mercenários viajantes do espaço são conhecidos por seu treinamento marcial e seu amor por explosivos. Contar histórias é uma tradição rica entre os giff, e não é incomum ver um giff contando suas façanhas passadas para uma multidão extasiada. Ter um giff amigável por perto em uma briga de taverna também pode ser útil, pois ele normalmente se garante quando uma rivalidade saudável descamba para a violência. Metade dos Giffs dizem que o nome da espécie se pronuncia “GUIFF”, enquanto a outra metade diz que é “JIFF”. Podem ocorrer até debates acalorados sobre o assunto, mas que nunca evoluem além de provações e um empurrão ou outro. Agora, vale lembrar de algumas características dos Giff que foram apresentadas no Mordenkainen's Tome of Foes: Organização Militar. A sociedade Giff é organizada em torno de hierarquias militares. Desde o nascimento até a morte, todo giff tem uma patente militar. Eles devem seguir as ordens daqueles de nível superior e podem dar ordens aos de nível inferior. As promoções não dependem da idade, mas são concedidas por um superior como uma recompensa por honra e presteza. Um Giff é dedicado aos filhos, embora a maior parte de sua educação seja voltada para a luta e a guerra. Mercenários por vocação. Giffs são notórios mercenários, mas eles só aceitam servir em unidades militares compostas inteiramente por giffs; um giff trabalhando como mercenário individualmente é algo inédito. Eles se recusam a lutar contra membros de sua própria espécie e costumam adicionar cláusulas em seus contratos que garantem que não irão entrar em batalha contra outros Giff. Um giff valoriza a reputação de sua unidade acima de sua própria vida. A vida é passageira, mas o regimento perdura por gerações ou até mesmo séculos. Nenhuma honra em magia. Pouquíssimos Giffs se tornam magos, clérigos e outros tipos de conjuradores, e eles são tão raros que a maioria das unidades mercenárias não tem capacidade mágica alguma. Os giffs típicos são tão espertos quanto o humano médio, mas seu foco no treinamento militar, com a exclusão de todas as outras áreas de estudo, pode fazê-los parecer estúpidos para quem têm interesses mais variados. Existe mais lore sobre os Giff nos livros antigos do cenário Spelljammer (de AD&D 2E), talvez esse conteúdo possa ser expandido na 5E, ou ignorado completamente. De qualquer forma, segue abaixo algumas informações extras para enriquecer seu personagem: Pólvora: Eles costumam aceitar pagamento em pólvora. A sensação de êxtase que uma explosão traz a um Giff está além de qualquer medida. Quando contratado como mercenário, o Giff terá preferência em receber pólvora no lugar de ouro. Claro, você pode contratá-los para lutar em troca de novas armas e armaduras, mas se você tiver um suprimento de pólvora, poderá contratar um pelotão de Giff para as tarefas mais ridículas. Armas, granadas e bombas são usadas pelo Giff, e eles são destemidos diante de grandes explosões, principalmente porque são os responsáveis por elas normalmente. Planeta perdido. Pouco se sabe sobre suas origens, já que nenhum Giff vivo viu ou sabe a localização de seu planeta natal, embora haja rumores sobre isso. Entre o Giff, este mítico mundo natal é um lugar perfeito, cheio de selvas, armas e pólvora. É dito que existem montanhas inteiras com enormes armazéns de pólvora e armas nesta utopia, e que se um Giff levar uma vida boa, cheia de luta e bravura, eles retornarão a este mundo um dia. Embarcações Giff. No cenário Spelljammer, as espécies que navegam pelo espaço costumam desenvolver sua própria técnica mágica para encantar embarcações voadoras que vagam pelo cosmo. Mas os Giff possuem uma desconfiança muito grande com magia e por isso, dependem de outras espécies para suas necessidades de transporte. Os principais spelljammers do Giff são conhecidos como Great Bombards, que são feitos por outras espécies (normalmente humanos) e aparenta ser um canhão enorme com um navio montado abaixo dele.
Conheça os Giff, a nova espécie jogável de D&D 5E content media
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Tchelo
27 de ago. de 2021
In Homebrew - Conteúdo de fã
Segue a ficha! Se preferir, baixe o PDF
Drácula (Castlevania) para D&D 5E content media
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Tchelo
24 de ago. de 2021
In Homebrew - Conteúdo de fã
Segue a ficha da aberração! Curtiram?
Pennywise (It) para D&D 5E content media
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Tchelo
09 de jun. de 2021
In Notícias
Os heróis da Marvel estão ganhando um novo RPG de mes e dois novos livros de D&D são revelados. Confira o drops de notícias de RPG dessa semana! Foi revelado neste fim de semana os dois próximos lançamentos de capa dura de Dungeons & Dragons! The Wild Beyond the Witchlight é uma aventura que vai se passar em faéria, o plano das fadas. A aventura está prevista para setembro. A editora Wizards of the Coast já havia lançado um documento de playtest público (o já tradicional Unearthed Arcana) que dava dicas de que o próximo livro teria opções feéricas para mestres e jogadores. O documento apresenta quatro novas opções de raças para teste: • Fada • Hobgoblin da Agrestia das Fadas • Povo coruja • Povo coelho Ainda não há confirmação se essas raças estarão de fato presentes no livro, ou não. A capa do livro também foi revelada e mostra que a aventura terá um tom extravagante e fantástico, como os contos de fada (alice no país das maravilhas, peter pan, por exemplo). Uma capa alternativa, que estará disponível apenas em lojas físicas, também foi revelada e mostra uma pantera deslocadora na capa. O segundo lançamento revelado para mestres e jogadores de Dungeons & Dragons é o livro de cenário chamado Strixhaven: Curriculum of Chaos, baseado na expansão lançada recentemente do cardgame Magic: the Gathering. O cenário de Strixhaven, parece uma escola de mago no melhor estilo Harry Potter, e vai chegar em novembro. Strixhaven é uma escola de magos no plano de Arcavios, uma universidade de elite com cinco faculdades rivais fundadas por dragões. No ano que vem, a Marvel lançará um novo RPG de mesa MARVEL MULTIVERSE ROLE-PLAYING, começando com um livro de Playtest introdutório que vai apresentar o sistema de regras, batizado de D616 (uma referência à Terra 616, a principal realidade do multiverso Marvel). De acordo com o anúncio oficial, os jogadores finalmente serão capazes de assumir os papéis dos super-heróis mais famosos da Marvel - ou criar outros inteiramente novos - para lutar contra alguns dos mais perigosos supervilões do Universo Marvel. Escrito e co-desenhado pelo premiado autor de best-sellers do New York Times Matt Forbeck (The Marvel Encyclopedia, Dungeons & Dragons: Endless Quest), o MARVEL MULTIVERSE ROLE-PLAYING GAME: PLAYTEST RULEBOOK apresentará aos jogadores o novo Sistema D616, um sistema acessível e fácil de aprender para iniciantes em RPGs de mesa e uma evolução natural para aqueles familiarizados com os jogos de RPG de mesa mais populares do mercado. Use Força, Agilidade, Resiliência, Vigilância, Ego e Lógica para vencer e descobrir suas verdadeiras habilidades enquanto enfrenta probabilidades impossíveis! O livro de regras rápidas e playtest deve chegar em 2022 enquanto o lançamento completo deve aparecer no mercado no ano seguinte.
Novo RPG da MARVEL e novos livros de D&D content media
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Tchelo
22 de mar. de 2021
In Ideias de aventuras
1 - Camponeses relatam estranhos uivos durante noites de lua cheia. Uma alcateia de lobos está espreitando o vilarejo e matando gado. Relatos dizem que o apetite do grupo está se voltando para carne humana, alguns aldeões estão desaparecidos. Personagens que investigarem o comportamento dos lobos irão descobrir que os animais são na verdade um grupo de crianças de outra vila que foram transformadas em lobisomens por um bruxo maligno. Como os jogadores irão reverter a maldição? Eles irão resolver o problema na violência? Os heróis tentarão conter a fúria da população local até encontrar uma solução melhor? 2 - Um grupo de sacerdotes está visitando a cidade em busca de um livro antigo. Os jogadores podem ajudar na busca, mas são instruídos a não ler o conteúdo das escrituras. Antes de partirem na busca pelo livro, os jogadores descobrem que a intenção dos sacerdotes é queimar o documento. Após encontrarem o livro em uma ruína antiga, o grupo pode optar por ler o seu conteúdo. A leitura de qualquer página desencadeia uma maldição que mata imediatamente um dos sacerdotes com uma doença terrível. O grupo terá que enfrentar as consequências e a fúria dos clérigos. 3 - Uma estrada está bloqueada por ladrões cobrando pedágio de viajantes e mercadores da região. Se o grupo decidir confrontar os ladrões, terão que enfrentar um poderoso e ganancioso feiticeiro que estava usando ilusões para enganar os viajantes. Os bandidos eram apenas miragens arcanas! Ao ver que a batalha está perdida, o feiticeiro se rende e oferece todo o ouro “arrecadado” na estrada em troca de sua vida. O tesouro está escondido em uma carruagem abandonada no pântano, coberta por folhas e trepadeiras. O grupo vai fazer algum esforço para devolver o ouro e os tesouros para os viajantes assaltados? Vão levar o ouro como parte de pagamento pelos serviços prestados? Ou será que este tesouro é apenas mais uma ilusão do feiticeiro? 4 - Um dos personagens de jogador (de preferência aquele que faltou à sessão) ou NPC está sofrendo colapsos nervosos e desmaios. Curandeiros e místicos afirmam que não se trata de uma doença normal, e sim de uma possessão demoníaca! Os jogadores precisam participar de uma hipnose em grupo e enfrentar o demônio dentro da mente do colega possuído. As leis da física podem ser alteradas e a realidade se transforma constantemente neste campo de batalha espectral. A morte dentro do sonho pode significar a morte real do personagem? Como vencer uma batalha dentro da mente? 5 - Dizem que a antiga mina de prata estava desativada há décadas, o que está se passando nestes túneis antigos? Curiosos afirmam que cantigas e estranhas orações podem ser ouvidas no entorno da mina. Após investigar o local, os jogadores descobrem que a mina se tornou um local de adoração para um novo deus. Os seguidores cavam novos túneis em busca desta “divindade”. Jogadores que se aproximem muito podem ser afetados pela “voz”, um comando psíquico que obriga o personagem a participar da escavação e se juntar ao rebanho de fiéis. Os jogadores eventualmente descobrem que aberrações antigas, presas em uma fortaleza subterrânea, estão usando poderes psiônicos para escapar. Os jogadores devem enfrentar hordas de mineradores enlouquecidos pela “voz”, e eventualmente afastar as aberrações de volta para as profundezas. 6 - O grupo de jogadores encontra um casebre de pedra abandonado e esquecido na floresta. Há sinais de que um ritual ocorreu; manchas de sangue, ingredientes bizarros e um caldeirão, ainda quente. A poucos passos dali, os jogadores encontram uma criança, aparentemente exausta e desidratada. Ao ajudá-la são confrontados pelo espírito de uma bruxa habitando o corpo do jovem! Lutar contra o menino pode custar a sua vida, enquanto a bruxa tenta escapar com seu novo corpo! 7 - O grupo de aventureiros encontra as ruínas de uma cidade perdida. O local parece ter sido destruído em uma grande batalha. Uma hidra de 9 cabeças agora habita a piscina que se formou no local onde havia um templo. A hidra está guardando um tesouro especial, um disco mágico de pedra que mostra como foram os últimos dias daquele povo. O artefato faz ainda mais! Ele permite que os jogadores vivenciem os acontecimentos do passado, e talvez alterem o curso da história de toda uma civilização. 8 - Um vulcão entra em erupção e os tremores de terra revelam novos túneis e rachaduras na montanha. Da escuridão quente entre os rios de magma surgem elementais, salamandras e outras entidades do fogo. Para selar a passagem, o grupo deve causar um novo tremor de terra que faça a montanha ruir. Quem teria poder para tal feito? Talvez uma negociação com os gnomos alquimistas que descobriram um pó preto que explode em faíscas? Ou o mago mais poderoso do reino, que apesar de terrível e maligno, pode ser a única solução para o problema. 9 - Os personagens descobrem que um tesouro foi escondido em uma passagem secreta nas catacumbas de uma fortaleza, onde hoje estão presos criminosos e criaturas malignas. Eles devem cometer algum crime ou encontrarem alguma forma de serem aprisionados no calabouço. O objetivo é descobrir uma forma de fugir de suas celas e encontrar o tesouro. O problema é: um outro grupo de aventureiros teve a mesma ideia e agora os personagens devem enfrentar a fúria dos guardas da cidade, os monstros esquecidos nas profundezas e ainda enfrentar a competição do outro grupo de aventureiros para chegar primeiro ao tesouro. 10 - Os jogadores encontram um aviso no quadro de mensagens de uma taverna informando de uma recompensa pela captura de um notório bandido. O bandido estaria escondidos nos esgotos da cidade. Os personagens serão avisados que os esgotos são perigosos e que os últimos aventureiros que tentaram prender o bandido nunca mais voltaram. O grupo então cautelosamente explora os subterrâneos e aos poucos encontram estátuas de pessoas espalhadas por todos os cantos, uma delas é a estátua do bandido que eles procuram! Os personagens descobrem finalmente que os esgotos foram tomados por Basiliscos, répteis enormes capazes de transformar as pessoas em pedra com seu olhar! Como estas criaturas foram parar lá? Teria o bandido encontrado inimigos do submundo que queriam tomar o seu lugar? Existe cura para a petrificação das pessoas que se aventuraram por lá? E o mais importante, será que os heróis irão sobreviver ao ataque das ferozes criaturas? 11 - Um homem misterioso contrata o serviços dos jogadores. Eles devem infiltrar um baile de máscaras no castelo de um lorde tirânico e pegar um colar de esmeralda. O contratante afirma que esse colar teria sido roubado do túmulo sagrado de sua família, e hoje é apenas um adereço usado pela filha mimada do lorde. Por último, ele avisa que não poderão entrar com armas ou armaduras na festa. Após infiltrar os cômodos particulares do castelo, os jogadores passam despercebidos até o quarto da jovem, que está dormindo profundamente. Eles conseguem remover o colar sem dificuldades, mas a jovem começa a tossir e se debater desesperadamente logo em seguida. O colar parece estar mantendo a menina viva magicamente, sem o colar ela pode morrer de uma doença terrível. O que os jogadores irão fazer? Cumprir a missão e possivelmente causar a morte da menina? Ou deixar o colar e tentar descobrir as reais intenções do misterioso contratante? Eles não têm muito tempo para decidir, já que todo o barulho já chamou a atenção dos guardas. 12 - Um NPC amigo do grupo (ou personagem de jogador que faltou) foi sequestrado! Os jogadores seguem a trilha dos bandidos e chegam até o cativeiro. Para horror do grupo, os sequestradores são na verdade terríveis necromantes! Os personagens chegam ao local justamente no momento em que era realizado um ritual macabro. Um jovem, aparentemente fraco e doente, está em um altar de pedra enquanto o aliado do grupo está amarrado no centro de um círculo de runas. Após uma batalha com os necromantes e seus guarda-costas zumbi, os jogadores descobrem que o rapaz deitado no altar é filho de um nobre. Depois de questionar o jovem, os personagens descobrem que um barão influente, com intenção de salvar a vida de seu único herdeiro de uma doença fatal, recorreu aos serviços de um secto de necromantes para “curar” o seu filho. Mas o ritual exigiria que um corpo saudável fosse sacrificado. 13 - Uma guilda de ladrões aterroriza uma cidade. Lojistas e cidadãos comuns são assaltados diariamente e a guarda local está estranhamente passiva diante dos fatos. O grupo suspeita que o capitão da guarda pode estar envolvido, mas precisa encontrar provas. Ao seguir uma pista, encontram o esconderijo secreto dos bandidos. Um túnel abaixo de uma cripta no cemitério leva os personagens até um salão subterrâneo, lá os personagens encontram o corpo do capitão da guarda, com sinais de que já está morto há semanas! Algum impostor tomou seu lugar e está facilitando a vida dos ladrões. 14 - O ferreiro da cidade está em apuros. Ele afirma que sua mercadoria mais valiosa está desaparecida; uma armadura de placas completa. O mais estranho é que a armadura, depois de montada e exposta na loja, começou a andar sozinha! O grupo segue o rastro da armadura pela cidade e descobre um grupo de crianças brincando com ela. Depois de averiguar a situação, os personagens descobrem que uma das crianças de rua possui poderes psiônicos avançados e pode fazer objetos se moverem com o poder da mente. Mas, além disso, o garoto é um ladrão talentoso. Ele foge correndo ao ser descoberto, mas antes rouba algum pertence valioso do grupo! Os personagens precisam encontrar o encrenqueiro, mas enfrentam uma série de “objetos animados” que ele usa para escapar. Mais tarde o garoto pode se tornar amigo e aliado do grupo. 15 - Um dragão assola as planícies do reino, devastando plantações e matando gado. O barão responsável pelas terras coloca a cabeça do monstro a prêmio. Ao enfrentar a criatura, o grupo de aventureiros descobre que a criatura é na verdade um construto mecânico pilotado por um gnomo inventor. O gnomo, ao ser capturado, afirma que havia recebido ordens para causar prejuízos e amedontrar a população. As ordens foram dadas por um lorde rival ao barão destas terras. Seu objetivo era causar medo na população e instaurar uma crise política. O gnomo oferece todo o ouro que recebeu ao grupo, se os personagens deixarem ele escapar, na promessa de não mais atacar as planícies. O grupo pode decidir levar o gnomo à justiça ou aceitar a oferta. De qualquer forma o grupo pode decidir ficar com o construto e usá-lo como arma em outra aventura, mas somente se encontraram o manual de uso da máquina, que está no esconderijo do gnomo, assim como todo o seu ouro. 16 - Uma taverna local promove lutas em um ringue improvisado. Guerreiros e aventureiros em busca de moedas e emoções podem lutar ou apostar nas lutas sangrentas. As regras são simples: o primeiro lutador a nocautear o oponente vence. Não é permitido o uso de armas, armaduras ou magia. Os personagens de jogadores podem participar de algumas lutas e realizar apostas, mas eventualmente, um lutador morre de maneira suspeita no ringue. O taverneiro suspeita do uso de magias. O mago do grupo é automaticamente tido como suspeito e os apostadores enfurecidos atacam os personagens. Os jogadores, desarmados, precisam fugir e descobrir quem está por trás dos acontecimentos estranhos. 17 - O grupo de aventureiros descobre que há um tesouro enterrado em uma cidade abandonada. A cidade fora evacuada há décadas quando uma barreira se rompeu e uma inundação transformou a região em um grande lago. O grupo precisa usar uma forma de respirar embaixo d'água e procurar pelo tesouro. Infelizmente o local é habitado por estranhas criaturas que moram nos prédios da cidade submersa. 18 - Uma guerra está para começar e os personagens dos jogadores são recrutados para destruir uma ponte de pedra para conter os avanços do exército inimigo. O grupo chega ao local justamente no momento em as tropas inimigas surgem no horizonte. Agora o grupo precisa colocar quatro runas explosivas na ponte enquanto lutam contra os batedores e parte da linha de frente do exército inimigo em um corrida contra o tempo. 19 - Os personagens de jogadores encontram um misterioso livro que relata acontecimentos que ainda estão por acontecer! Entre os fatos está uma grande traição que vai trazer guerra, morte e destruição para a população do reino. O mais estranho é que a descrição física deste ‘traidor’ se encaixa perfeitamente com a aparência do ladrão do grupo (ou outro jogador, caso não tenha ladrão no grupo). Agora resta ao grupo desvendar este mistério e impedir as profecias do livro. 20 - Ao explorar uma masmorra antiga, o grupo de personagens descobre que duas tribos diferentes de orcs estão em guerra. Uma das tribos guarda um tesouro antigo enquanto a outra têm sequestrado e escravizado aldeões do reino. Os jogadores podem se aliar a uma das facções, ou combater as duas ao mesmo tempo.
1d20 ideias de aventuras - Fantasia Medieval content media
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05 de fev. de 2021
In Procura-se grupo de RPG
Observamos o aumento de spam no fórum, graças aos membros da nossa comunidade que se esforçaram para denunciar os casos. Gostaria de reforçar que o spam é antipático e prejudica o fórum por poluir as conversas (principalmente na categoria "Procura-se Grupo de RPG"). Isso não será mais tolerado. Se algum membro do fórum quiser divulgar seu server de discord e outro projeto, por favor faça uma única postagem na categoria "Divulgue seu Projeto". Responder pedidos de mesa de rpg com links de discord está liberado, mas dentro do limite do bom senso. Vamos observar se o membro do fórum estiver usando a plataforma apenas para spam em respostas. Agradeço aos nossos vigilantes membros do fórum que se voluntariaram para manter esse ambiente funcional e agradável. Muitos 20s para todos.
Proibido Spam de servers de Discord content media
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04 de dez. de 2020
In Notícias
Novidades quentes da Galápagos Jogos! O Brasil passará a ser um dos poucos países do mundo a imprimir exemplares de Dungeons & Dragons em seu próprio território. Fora os Estados Unidos, país de origam do jogo, e a Coreia do Sul (por causa de leis locais), todos os livros localizados de D&D eram impressos em uma mesma gráfica na Lituânia. A Galápagos Jogos conseguiu um alto nível de qualidade e foi autorizada a imprimir aqui mesmo no Brasil, o que deve ajudar bastante na velocidade de reposição dos livros no mercado e aumentar o alcance do RPG em nosso território. Assim, a edição brasileira possuirá as mesmas características que a importada. A única diferença fica no papel brasileiro, que possui uma matéria-prima mais encorpada, tornando o papel dos livros um pouco mais espesso. A notícia é ótima, mas infelizmente a mudança de produção local não vai impactar o preço final dos livros por enquanto. Segundo o anúncio da Galápagos Jogos, por questões autorais e tributárias, os livros de D&D 5a Edição impressos no Brasil continuarão classificados como importados, não influenciando em possível redução de preço dos produtos pela produção local. A Galápagos Jogos detém os direitos para localização e distribuição do RPG, sendo necessário adquirir a licença para a impressão de cada livro comercializado no território nacional. As impressões feitas no Brasil estarão disponíveis em breve. O primeiro livro de D&D 5a Edição a ser impresso no Brasil será o Dungeon Master’s Guide - Livro do Mestre, seguido do Player’s Handbook - Livro do Jogador e do Monster Manual - Livro dos Monstros. Esses três títulos são considerados como a biblioteca básica do RPG. Depois disso, os próximos títulos que receberão tiragem no Brasil serão Baldur’s Gate - Descida ao Avernus e a Maldição de Strahd. Confira o vídeo para mais detalhes:
D&D em português passará a ser impresso no Brasil content media
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13 de nov. de 2020
In Discussão geral
Oi pessoal, um vídeo novo está no ar em que eu fiz o áudio de um monstro terrível! O Abocanhador Matraqueante. Vou disponibilizar o som para quem quiser usar em sua mesa de RPG :)
Criei um áudio para o Abocanhador Matraqueante content media
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05 de set. de 2020
In Notícias
Quer jogar um RPG de mistério no melhor estilo "Os Goonies", "Stranger Things" ou "ET"? Faça um personagem adoslecente dos anos 80 e embarque nessa aventura incrível! A data de lançamento está marcada para o dia 08 de setembro de 2020.
A Galápagos Jogos traz em PORTUGUÊS a segunda tiragem do espetacular TALES FROM THE LOOP content media
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25 de ago. de 2020
In Notícias
A editora Paizo liberou de graça a versão PDF da aventura "Little Trouble in Big Absalom", para personagens de 1º nível. A aventura (em inglês) está disponível no site da editora. A versão impressa custa $5. A ação é parte do Free RPG Day!, um evento que promove o RPG através de livros e aventuras gratuitas disponibilizadas por diversas editoras. De acordo com o anúncio da editora: Em Little Trouble in Big Absalom, você assume o papel de um dos cinco kobolds do clã Hookclaw encarregados de explorar uma sala de teosuros repleta de armadilhas, que teria sido descoberta por uma equipe de garimpeiros. Seduzidos pela riqueza em potencial, os kobolds enfrentam perigos terríveis, mas descobrem que estavam na verdade no porão da casa de uma vovózinha. Eles são solicitados pela gentil senhora a recuperar seu cortador de grama mágico para cuidar do jardim de um vizinho. Pelo tom da sinópse, a aventura parece engraçada, pra dizer o mínimo :) PS: Obrigado ao pessoal do Joga o D20 pela dica da notícia! Confira o Twitter deles para notícias fresquinhas de RPG.
Jogue como Kobolds em aventura grátis para Pathfinder content media
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24 de ago. de 2020
In Notícias
A especulação após o teaser lançado semana passada no Discord de D&D se provou verdade! A próxima expansão de regras para D&D vai ter o nome de Tasha na capa. A famosa maga é responsável pelo feitiço "Gargalhada Nefasta de Tasha" e vai guiar o leitor dessa enorme expansão de regras e opções para mestres e jogadores. No lore do cenário de campanha Greyhawk, Tasha é um dos nomes de Iggwilv, uma vilã lendária do cenário, mas não é certo se o livro vai explorar detalhes sobre esse assunto. O livro segue a cartilha de outras expansões como "Mordenkainen's Tome of Foes", "Xanathar's Guide to Everything" e "Volo's Guide to Monsters". De cara o livro vai trazer novas opções de subclasses para todos os arquétipos de D&D, incluindo o Artífice (a classe nova estará completa no livro). Novos talentos, opções para modificar as características de cada raça também serão apresentadas. Novo conceito de patronos (grupos de patronos), novos feitiços, artefatos e regras para TATUAGENS MÁGICAS. A expansão vai trazer também conteúdo para mestres, com novas regras para sidekicks, ambientes sobrenaturais e outras possibilidades de cenário. O livro vai trazer também um guia para uma sessão 0, explicando as vantagens de uma sessão introdutória para sua campanha. E, por último, teremos ENIGMAS para o mestre colocar em suas aventuras! Finalmente podemos ir além da charadas clássicas que já usamos centenas de vezes. O lançamento está previsto para 17 de novembro desse ano. Como de costume, o lançamento terá uma capa alternativa:
Lançamento: Tasha's Cauldron of Everything será a próxima expansão de D&D 5E content media
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23 de ago. de 2020
In Notícias
O canal do Discord oficial de Dungeons & Dragons liberou um arquivo de áudio muito misterioso. Trata-se do som de risasdas femininas com sons de um calderão borbulhante ao fundo. O fórum Enworld especula que o teaser pode signficar que a Wizards of the Coast irá anunciar, em breve, um novo livro suplemento de D&D, com o nome de algum ícone do jogo, nos mesmos moldes de "Mordenkainen's Tome of Foes", "Xanathar's Guide to Everything" e "Volo's Guide to Monsters". Pelo tom maléfico das risadas, possivelmente esse novo livro vai trazer o nome da lendária vilã Iggwilv, também conhecida como Tasha (lembra do feitiço de Tasha que faz os oponentes rirem descontroladamente?). Ouça o áudio abaixo para matar sua curiosidade:
D&D: Será que Iggwilv/Tasha vai ganhar um livro na 5ª edição? content media
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