Utilizando a manobra "ataque desarmante" do arquétipo Mestre da Batalha, do guerreiro, eu derrubo a espada da mão do meu alvo. No próximo ataque dele, ele terá desvantagem?
Pegar uma espada do chão é apenas uma interação com objeto (e todo personagem tem uma "grátis" por turno) então para causar problemas ao seu oponente, além de desarmá-lo, vc deve afastar a arma do oponente (chutá-la p.ex pode ser a SUA interação com objeto do turno) ou afastar o oponente da arma (com um agarrão p.ex, imobilizando-o e arrastando-o para longe). No mínimo, o oponente provocaria um ataque de oportunidade afastando-se de vc para ir pegar a arma, e ainda gasta movimento indo lá, pegando e voltando. Se tiver mão livre, outra possibilidade é você usar a sua interação com objeto para pegar a arma dele, e aí o oponente teria que arrancá-la de você para poder usá-la (o que exigiria a meu ver uma ação e uma rolagem contestada de força/atletismo). Se por algum motivo ele não conseguir ter uma arma na mão para atacar, não é desvantagem, é ataque desarmado, que (a menos que seja um monge ou alguém com habilidade especial para isso) causa apenas um ponto de dano (+modificador de força). Lembrando que muito disso fica a cargo do DM (p.ex, o quão longe vc consegue chutar a arma, se precisa rolar alguma coisa...), então você precisará conversar com ele para criar algo divertido e justo.
Jurei que tinha respondido antes kakkaks, mas enfim, obrigado, ajudou MUITO. Acho que isso irá surpreender o meu DM.
Pegar uma espada do chão é apenas uma interação com objeto (e todo personagem tem uma "grátis" por turno) então para causar problemas ao seu oponente, além de desarmá-lo, vc deve afastar a arma do oponente (chutá-la p.ex pode ser a SUA interação com objeto do turno) ou afastar o oponente da arma (com um agarrão p.ex, imobilizando-o e arrastando-o para longe). No mínimo, o oponente provocaria um ataque de oportunidade afastando-se de vc para ir pegar a arma, e ainda gasta movimento indo lá, pegando e voltando. Se tiver mão livre, outra possibilidade é você usar a sua interação com objeto para pegar a arma dele, e aí o oponente teria que arrancá-la de você para poder usá-la (o que exigiria a meu ver uma ação e uma rolagem contestada de força/atletismo). Se por algum motivo ele não conseguir ter uma arma na mão para atacar, não é desvantagem, é ataque desarmado, que (a menos que seja um monge ou alguém com habilidade especial para isso) causa apenas um ponto de dano (+modificador de força). Lembrando que muito disso fica a cargo do DM (p.ex, o quão longe vc consegue chutar a arma, se precisa rolar alguma coisa...), então você precisará conversar com ele para criar algo divertido e justo.