Qual é o deslocamento dos personagens quando estão nessa situações, como saber se um personagem se afoga se ficar muito tempo de baixo da água e se um dos jogadores tirar um dado baixo no meio da escalada em um lugar alto como é determinado quando ele cai? e o peso dos equipamentos tem alguma influencia nisso tudo?
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Do Livro do jogador: ESCALADA, NATAÇÃO E RASTEJAMENTO
Enquanto estiver escalando ou nadando, cada 1,5 metro
de deslocamento custa 1,5 metro adicional (3 metros
adicionais em terrenos difíceis), a menos que uma
criatura tenha um deslocamento de escalada ou de
natação. À critério do Mestre, subir uma superfície
vertical escorregadia ou um com poucos lugares para
segurar-se exigirá sucesso em um teste de Força
(Atletismo). Da mesma forma, nadar qualquer distância
em águas agitadas pode exigir sucesso em um teste de
Força (Atletismo). E...
COMBATE SUBMERSO
Quando aventureiros perseguem um sahuagin de volta a
seu lar sob as águas, lutam contra tubarões em um antigo
naufrágio ou se encontram em uma sala de masmorra
inundada, eles precisam lutar em um ambiente
desafiador. Sob a água as seguintes regras se aplicam.
Quando realizar um ataque corpo-a-corpo com
arma, uma criatura que não possui deslocamento de
natação (seja natural ou garantido por magia) tem
desvantagem nas jogadas de ataque, a não ser que a arma
seja uma adaga, azagaia, espada curta, lança ou tridente.
Um ataque à distância com arma automaticamente
erra o alvo que esteja além da distância normal da arma.
Mesmo contra um alvo dentro da distância normal, as
jogadas de ataque têm desvantagem, a não ser que a
arma seja uma besta, rede ou uma arma que possa ser
arremessada, como a azagaia (incluindo uma lança,
tridente ou dardo).
Criaturas ou objetos completamente imersos na água
possuem resistência ao dano de fogo.
E... ASFIXIA Uma criatura pode segurar sua respiração por um número de minutos igual a 1 + seu modificador de Constituição (mínimo de 30 segundos). Quando uma criatura ficar sem respirar, ela pode sobreviver por um número de rodadas igual ao seu modificador de Constituição (mínimo 1 rodada). No início do seu próximo turno, ela cai a 0 pontos de vida e está morrendo.
Respondendo as outras perguntas: A altura da queda depende de onde a pessoa está, isso é algo que o DM deverá julgar. O peso do equipamento não atrapalha desde que esteja dentro da capacidade de carga. (as regras de capacidade de carga estão na parte de habilidades do livro do jogador, sob força).