Um metodo que estou adotando para agilizar encontros sociais sem a nessecidade de rolagens desnecessarias. Esse metodo serve para quase todos os RPG e é parcialmente inspirado nas regras de Guerra dos Tronos - RPG.
Um pouco de contexto para maior compreensão dos leitores. Como o jogo é inspirado nos três primeiros livros das Crônicas de Gelo e Fogo, que é o mesmo que as três primeiras temporadas de Game of Thrones, onde a serie era focada em Intriga Palaciana. Assim, o jogo descreve regras complexas de interação social. As regras de "Intriga" (encontros sociais avançados) são bem semelhantes as regras de combate, com os elementos equivalentes inclusive. Quando a "Intriga" tem inicio, os que controlam os personagens que participam (jogadores e mestres) precisam declarar qual sua postura em relação aos outros, sendo três positivas, três negativas e uma neutra (totalizando 7). Sua postura lhe concede modificadores em testes sociais e um equivalente a uma armadura (redução de influencia, que equivale a redução de dano que as armaduras concedem nesse RPG). Quanto mais positiva é a relação entre os personagens, maior será o bonus em Persuasão e maior a penalidade em Enganação (redução de influencia minima); quanto mais negativa, maior o bonus em Enganação e maior a penalidade em Persuasão (redução de influencia maxima).
Em exemplos reais: Quando você sabe que uma pessoa gosta de você, você tem maior praticidade em convence-la, mas quando você gosta da pessoa, você se sente mal em mentir para essa. Quando você não gosta de uma pessoa, automaticamente assume que essa provavelmente vai mentir e você não terá problemas em mentir para essa tambem.
Agora sim o metodo. Eu faço cinco posturas que só os NPC tem em relação aos PJ, duas boas, duas más e uma neutra. Quando a postura é media, eu considero como se o teste estivesse sendo feito com vantagem ou desvantagem e quando estrema, como um auto-critico.
Persuadir um NPC que te ama é sucesso automatico, mas mentir para esse não só falha como reduz esse amor. Enganar um NPC que te odeia é mais simples que passar o dedo em uma superfice proxima, mas convence-lo é impossivel como mover uma montanha com socos.
Se a persuasão ou enganção de um personagem com postura media tiver um objetivo muito simples que a dificuldade seria baixa, considere sucesso automatico; mas se for por algo tão complexo que os jogadores precisariam de um desafio maior, realize o teste como normalmente seria feito (ou falha automatica, caso seja a postura oposta).
Basicamente somente posturas neutras fariam ser preciso realizar rolagens de Diplomaica. Não há nem prejuizo nem bonus na relação.
Eu nomeio tais cinco posturas como: Amor (sucesso automatico para persuadir, falha automatica para enganar), Amizade (vantagem para persuadir, desvantagem para enganar; caso haja vantagem adicional sucesso automatico para persuadir, normal para enganar; caso haja desvantagem adicional normal para persuadir, falha automatica para enganar), Neutro (normal), Rancor (desvantagem para persuadir, vantagem para enganar; caso haja vantagem adicional normal para persuadir, sucesso automatico para enganar; caso haja desvantagem adicional falha automatica para persuadir, normal para enganar) e Odio (falha automatica para persuadir, sucesso automatico para enganar).
Eu sei que pode estar um pouco confuso, mas o objetivo é suprimir uma regra para tornar o jogo mais fluido. Espero que esse metodo ajude a vocês como está me ajudando.