O David explicou muito bem, mas vou dar o meu pitaco: Existe Classe de Armadura (CA), que no D&D 5e basicamente é "todos os recursos naturais de defesa do seu personagem". Este é um cálculo formado por 10 + armadura (se tiver), efeito da classe (certas classes tem uma regra diferenciada para influenciar a CA) e efeitos (equipamentos mágicos e magias). Um macete para calcular corretamente a CA quando se faz a ficha é determinar a armadura a ser escolhida e realizar o cálculo a partir desta, pois é o peso da armadura é o que determinará a CA inicial do personagem:
- Se o personagem usa armadura leve será 10 + Valor extra da armadura (1 ou 2) + Des;
- Com a armadura média será 10 + Valor extra da armadura (entre 2 e 5) + Des (não pode passar de +2 de atributo, ou seja, um personagem com 14 [+2] ou 16 [+3] terão o mesmo benefício numa armadura média);
- Finalmente, numa armadura pesada o cálculo será 10 + Valor extra da armadura (entre 4 e 8). Destreza não influencia a CA em armaduras pesadas e algumas armaduras pesadas exigem um certa quantidade de força que, se não cumprido, reduzirá o seu movimento em 3m.
Já a Esquiva/Desvio é uma ação que "concentra todo o seu esforço em desviar dos ataques", e por ser uma ação, ou você ataca ou desvia (e é por isso que poucos sabem ou se lembram de usar esse recurso, já que é quase sempre preferível atacar). O Monge é a única exceção: No nível 2, ele pode usar um ponto de ki para usar Esquiva como ação bônus, permitindo atacar e desviar no mesmo turno.