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Comentários do Fórum

Uma ajudinha aqui plis
In Procura-se grupo de RPG
𝓢𝓱𝓲𝓻𝔂𝓾
28 de mai. de 2019
Eaí Gabriel, tudo bem? Vou tentar responder as perguntas o melhor que puder, levando em conta minha experiência como mestre nesse mundo fantástico do Role-Playing-Game. Aliás, posso estar muito bem errado! Sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa mesmo, fico feliz em debater hahah. Ah, e me desculpe se a resposta ficar muito longa, espero que te ajude. Quanto ao D&D, é um sistema incrível! A proposta dele é misturar a narração em conjunto dos jogadores e narrador ao procurar a solução de algum enigma, ou mesmo convencer o dragão vermelho devolver a princesa, essa é a parte narrativa do sistema. E também temos a outra parte - tão clássica - o combate!! Acontece que o grid, e as respectivas regras para o combate são feitas de forma à equilibrar os personagens. Há uma matemática enorme por trás dos cálculos de habilidades, ataques e níveis. Toda ela planejada para que haja um bom balanceamento, para que o mago não use somente bola de fogo ou chuva de meteoros toda hora. "Ah, mas então todas essas regras são boas?" Bom, DEPENDE hahah. Esse sistema pode sim balancear a aventura, mas pode também atrasar um pouco a tensão criada na cena. Tudo vai depender de você, mestre. Vou dar um exemplo próprio, se me permite. Mestro muito Shadowrun ( aliás, ótimo sistema, se quiser conto um pouco dele ^^), a ponto de meus jogadores estranharem quando digo que mestrarei uma partida de outro sistema hahah. Opto por utilizar o sistema de combate em situações como um combate direto, ao se depararem com um grupo de inimigos prontos para atacar, pois acho que faz com que os jogadores criem estratégias e sintam o sistema como ele foi feito para ser. E em situações como uma perseguição de um inimigo que fugiu com um artefato que haveria de ser resgatado por jogadores, utilizar o modo "role-play". Os jogadores narram a cena de forma mais livre, sem regras tão profundas, um teatro das mentes como você disse ( gostei desse termo cara ^^). Sistema favorito. Acho que já revelei kkkk. Mas fora Shadowrun, tenho uma eterna paixão pelo Call Of Cthulu e Mutants & Masterminds. Vou tentar falar um pouco resumidamente de cada um, para não tornar essa mensagem um próprio post ksdksk. Que pena que sua mesa de Cthulu não saiu como esperado kkkk, é um sistema realmente complicado de se criar um clima e narração convenientes, mas quer uma dica minha? Mestre mais e mais, a narração ideal vêm da prática, Para você ter uma idéia, em minha primeira mesa de Cthulu, ao descrever o monstro que achei tão apavorizante, o único medo que consegui criar em meus jogadores foi o medo de morrer de rir hahah. Mutants & Masterminds é um dos sistemas que tenho mestrado ultimamente para um grupo. É realmente incrível como o combate dele é realmente simples, e a proposta é extremamente aberta! Você consegue criar um rpg de heróis ( proposta inicial aliás), mas também com a mesma eficiência adaptar algum filme, mangá, anime, quaisquer propostas, me lembra um pouco Fate nesse quesito. Enfim, foi realmente grande a postagem, mas espero que tenha ajudado! Vou reforçar minha dica, MESTRE, mestre e mestre muito, jogue muito também, mas nunca se esquecendo da primeira regra e mais importante: Se divertir! É isso, desejo muitos 20 naturais e que aquele 1 tão temido, venha na iniciativa :D
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