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Diêgo Moura
05 de mai. de 2020
In Discussão geral
Uma coisa que as vezes me incomoda é o fato de que os mestres sempre colocam os níveis de desafios dos inimigos proporcionais ao nível dos players (eu sei, é obvio o motivo de fazerem isto, mas eu vou explicar o por que disso me incomodar as vezes). Imagina comigo: *Party de nível 10 enfrenta inimigos de nível 10. Vai ser equilibrado obviamente. Sem novidades. *Agora Party de nível 10 enfrentando uma tribo de goblins. O resultado é obvio, os goblins serão massacrados. Mas fora o desafio, qual a diferença? A sensação de poder dos players. Enquanto no primeiro caso os jogadores tiveram uma luta equilibrada, no segundo caso eles experimentaram o poder de seus personagens. Ele viram a evolução deles. Imagina comigo de novo: O quão feliz o feiticeiro da party vai ficar quando soltar um raio em um corredor lotado de inimigos e ver todos eles perecerem diante de seu poder? Ou o patrulheiro disparando flechas e fazendo inúmeros abates, fazendo os pobres goblins correrem apavorados. O resultado é ainda maior quando os inimigos fracos forem de certa forma parecidos com o que os personagens já foram. Exemplos: Imagina o quão feliz o player do guerreiro (um ex militar) ficaria ao ver que só o fato do personagem dele assumir a linha de frente contra as tropas de um antigo inimigo militar (talvez uma tropa mercenária) foi o suficiente para fazer a tropa inimiga recuar alguns passos. O ladino da party, escondido nas sombras, observando aquele grupo de aventureiros em alerta se cagando e berrando de medo por saberem que um ladino habilidoso (ou aquele ladino especifico, caso ele seja famoso) ira mata-los a qualquer momento. O player deve curtir pelo menos um pouco essa situação, vai... As vezes nem precisa ser combate, talvez aquele mago acadêmico da party possa ser chamado pela academia de magias local para dar palestras. Quem sabe seja uma academia pequena e ele seja o mago mais forte do local, portanto é tratado com muito respeito e admiração. Em resumo, a dica é: Tire o medo do inimigo poderoso que a party sentia e coloque este medo nos NPC's que enfrentam a party. Faça a party ser o real terror. Mostre para os players que eles são fortes e que não são mais aqueles aventureiros que pegavam missõezinhas em troca de uns trocados. Porém não faça isso sempre, obviamente. Isto é algo que se faça de vez em quando, progressivamente com a evolução do poder dos personagens. Enfim, a dica é esta, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Obrigado a todos que leram até aqui. E depois compartilhem ai suas experiencias nos comentários. :)
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