Vamos ver se for como interpretei as descrições dos livros. Existe rolagem para avaliar se o conjurador ou invocador obteve sucesso ao realizar, os gestos, as recitações, as pronúncias, o uso do material etc, para que ative a tal magia / habilidade mágica ou sobrenatural nata do personagem, por exemplo o "Raio de Gelo", seu personagem arcano está afim de derrubar um animal ou uma pequena besta alada, sendo um Mago 3ºNível com MOD INT +3, sua CD é 15, quer dizer na prática que você deve tirar no minimo na rolagem de 1d20 o valor de 10 ou maior para que você ative sua conjuração, tenha sucesso nisso, além disso terá de obter sucesso num ataque a distância para acertar o alvo em questão nesse exemplo o ser alado em movimento, Teste de Ataque em Distância, o que você usará seu MOD DES mais Proficiência mais 1d20, referindo novamente ao Mago 3ºNível que possui MOD DES +1 e Proficiência +2, temos como CD 15 para acertar o raio no alvo, então nesse exemplo que o jogador terá que tirar no 1d20 um valor de mínimo 12 ou mais para o alvo ser acertado, e assim for o jojador rola os dados de dano descritos na descrição da magia e se acontecer de obter sucesso crítico na rolagem de ataque faz-se o devido acréscimo da rolagem de dano.
Em resumo ativar magias de potencial ofensivo não é o grande problema num combate, o problema é obter sucesso sobre sua ação.
Magias como Escudo Arcano e Armadura Arcana devem ser ativadas em momentos em que o personagem está concentrado e o jogador deve realizar sua ativação e mantê-la através de rolagens de concentração, sendo iguais 1d20 mais MOD de habilidade. Isso resumindo de forma simplificada. Sugiro mais revisão sobre o assunto antes de abrir sessão de jogo. Sucesso com suas magias.