top of page

Dungeons & Dragons - Dúvidas

Público·65 membros

Andurion
há 22 dias · joined the group.
45 visualizações
Arthur Gomes
há 24 dias · joined the group.
35 visualizações
Schindler Lasmar
Schindler Lasmar

Cegar um Beholder

Olá pessoal, gostaria de saber se é mecanicamente possível ferir o olho beholder a ponto de cegá-lo? Vou mestrar uma sessão num covil do beholder, e já quero me preparar para esse tipo de coisa. Não quero proibir os jogadores de tentarem, mas também não quero que dependa do fracasso ou sucesso de uma única rolagem de dados. É possível deixar isso interessante?

46 visualizações
Azoth
Azoth
10 nov.

Dano localizado é um problema em D&D. O sistema não o comporta bem, por ser um jogo de caráter mais heroico e por questões de balanceamento. Fazer uma rolagem localizada torna o jogo letal, imagine atacar o coração de um inimigo e rolar um 20 natural: teríamos uma morte instantânea? Mesmo se fosse uma criatura com 300 pontos de vida?

Lembrando que a CA representa a esquiva natural, defesas físicas e mágicas, enquanto os Pontos de Vida representam o quão difícil é derrotar uma criatura, e não exatamente o quanto de dano físico ela suporta. Acertar o olho, não quer dizer que foi um acerto total e fulminante.

Outra coisa é que em combate as criaturas não estão paradas em seus quadrados, todos estão girando e se reposicionando. Se algo vai atingir nossa cabeça, instintivamente colocamos os braços na frente, o que um Beholder faria ao atacar seu olho central? Giraria o corpo?

Na 5e (2024) voltou a ideia de “sangrando”: quando uma criatura tem metade dos PV, é o momento em que ela fica realmente machucada e isso pode ser interessante aqui.


Agora vamos pensar em algo como atacar os olhos de um Beholder. Concordo com o que você disse, isso não pode se resolver em um único teste. Devemos combinar regras com o roleplay da cena.


Seguem as possibilidades que pensei até o momento (podemos misturar para chegar em algo que você goste, monte o seu Beholder):


-Colocar uma CA e PV próprios para os olhos e para o olho central.


-Dar desvantagem e/ou aplicar cobertura 3/4 (+5 na CA) ao atacar algum olho.


-O olho central só é destruído quando perder 1/3 ou 1/4 dos PV do Beholder (aprox. 63 ou 47 PV) em ataques localizados.


-O Beholder faz teste de salvaguarda de Constituição para resistir à destruição do olho.


-Por serem criaturas grandes, seria difícil acertar o olho central sem arma corpo a corpo de alcance.


-Ataques à distância têm 50% de chance de atingir o olho, caso falhem, causa dano normal. (O Beholder pisca).


-O olho não pode ser destruído, mas ao receber X de dano, o Beholder deve fazer um teste de Constituição ou perder o uso do olho por 1 turno.


-Os olhos só podem ser feridos quando o Beholder perder metade dos PV (sangrando).


-O olho central tem resistência.


-O olho central tem vulnerabilidade, mas não pode ser destruído.


-O olho central só pode ser destruído por uma arma mágica... Sente-se e espere para ver quanto tempo demora para os jogadores perceberem a sacanagem.


Lembre-se: Beholders não são animais. Seus olhos não são frágeis e até seus órgãos funcionam de maneira diferente. Eles são aberrações, criaturas de pesadelos, muito diferentes de seres fantásticos que ainda seguem certa lógica natural, como dragões ou monstros mais “biológicos”. Cada Beholder é único e possui características próprias.


Se é sua primeira vez usando um Beholder, nunca o coloque no chão ou próximo dos combatentes, ele flutua, então deve estar no alto, fora do alcance direto. Desculpe o texto longo e bom jogo.

Modifié
Azoth
Azoth
4 de novembro de 2025 · joined the group.
58 visualizações
bottom of page