top of page

Dungeons & Dragons - Dúvidas

Público·84 membros

Dúvida sobre a habilidade Sintonia Elemental do monge no D&D One, especialmente em interações com voo e posicionamento

Pessoal, fiquei com algumas dúvidas sobre a habilidade Sintonia Elemental do monge (subclasse Combatente dos Elementos) no D&D One (5.5), especialmente em interações com voo e posicionamento vertical. Queria a opinião de vocês sobre como isso funciona na prática.

Contexto importante: meu personagem tem 4,5m de alcance com Ataque Desarmado por causa da habilidade.

A habilidade diz que, ao acertar um Ataque Desarmado, posso mover o alvo até 3m em minha direção ou para longe de mim (com salvaguarda de Força). Minha dúvida é sobre como interpretar isso em combate tridimensional.

---

1. Movimento vertical

Pelo meu entendimento atual:

• Se eu estiver na mesma altura que o alvo (tanto no chão quanto no ar), não faria sentido conseguir mover ele para cima ou para baixo, já que o movimento é “em direção ou para longe de mim”, e isso seria uma linha horizontal.

Exemplo:

eu - alvo

Nesse caso, imagino que só daria pra mover horizontalmente (ou no máximo diagonal leve), mas não “levantar” o alvo.

---

• Já se o alvo estiver acima de mim, aí sim existiria um vetor vertical.

Exemplo:

alvo

-

-

eu

Nesse cenário, “para longe de mim” seria para cima, então eu conseguiria mover ele mais 3m para cima, mesmo estando a 4,5m de distância (dentro do meu alcance).

Esse raciocínio está correto?

---

2. Alcance e combate no ar

Considerando meu alcance de 4,5m:

• Se eu lançar o alvo pra cima, posso me reposicionar (voando) e continuar atacando ele no ar normalmente?

• Existe alguma limitação prática nisso ou funciona tranquilo?

---

3. Interação com agarrar

Se eu estiver com o alvo agarrado:

• Posso subir voando com ele e mantê-lo acima de mim, já que ele está dentro do meu alcance e respeitando capacidade de carga?

• Considerando o talento Imobilizador (que permite mover alvo agarrado sem custo extra de movimento), isso funcionaria normalmente no ar?

E nesse cenário:

• Assim que eu atacar, solto ele do agarrão, caso ele não passe no teste e se mova 3m acima.

---

4. Interpretação geral

Vocês interpretam esse “mover em sua direção ou para longe” como:

- movimento livre em 3D (dependendo da posição), ou

- algo mais restrito ao plano horizontal?

38 visualizações
Grim
Grim
Mar 25

Vamos lá, antes de começar a Wizards tá adotando oficialmente o nome D&D 5.5 nas plataformas online. Então não precisamos falar mais DnD One, pode tratar essa nova versão como a edição 5.5 e a antiga como 5.

Level 3: Elemental Attunement (PHB'24, p.106)

At the start of your turn, you can expend 1 Focus Point to imbue yourself with elemental energy. The energy lasts for 10 minutes or until you have the Incapacitated condition. You gain the following benefits while this feature is active:

Reach. When you make an Unarmed Strike, your reach is 10 feet greater than normal, as elemental energy extends from you.

Elemental Strikes. Whenever you hit with your Unarmed Strike, you can cause it to deal your choice of Acid, Cold, Fire, Lightning, or Thunder damage rather than its normal damage type. When you deal one of these types with it, you can also force the target to make a Strength saving throw. On a failed save, you can move the target up to 10 feet toward or away from you, as elemental energy swirls around it.

Por causa da habilidade acima, seu personagem tem 10 feet (≈ 3 metros) de alcance adicional. Se você tiver outra habilidade que aumente o alcance em mais 5 feet, o total passará a ser 4,5 metros.

Esclarecimentos sobre a Mecânica

1. Vetor de Ataque

Seu raciocínio sobre o vetor de ataque está correto: você só pode mover o adversário para longe ou para perto de você, independentemente de onde ele esteja. Considere o caso em que você e o adversário estão flutuando no ar, acima do chão. O movimento sempre ocorrerá ao longo da reta imaginária que liga você ao alvo — ele se moverá nessa direção, afastando-se ou aproximando-se de você.

2. Múltiplos Ataques no Mesmo Turno

Isso depende do que você está fazendo. Suponha que você tenha dois ataques no mesmo turno. Eu aceitaria que você se reposicione e ataque novamente, visto que os movimentos acontecem dentro do seu turno. Fisicamente, isso seria possível — especialmente considerando que os personagens podem voar, etc.

3. Agarrar à Distância

Eu lembro de ter visto algumas discussões sobre isso. Pelas regras, você pode agarrar alguém à distância usando essa habilidade.

Vamos pegar um cenário concreto: O alvo está acima de você — Você o agarra — Ele ficará agarrado na distância em que você o agarrou — Se você subir 1,5 metro, ele subirá 1,5 metro junto com você, e assim por diante.

O D&D é um jogo tridimensional. Apesar de a questão de elevação não ser muito explorada na maioria das mesas, sempre pense que as coisas funcionam em todas as direções possíveis, exceto quando as regras dizem explicitamente que não funcionam.

bottom of page