top of page

Dungeons & Dragons - Dúvidas

Público·90 membros

Dnd 5.5 guia dos monstros

Boa tarde a todos, espero que todos estejam bem.

Estava analisando algumas reviews e alguns canais de que estão cobrindo a nova edições do Dnd.

Notei que os players estão muito fortes comparado com o status block dos monstros e queria saber como vcs andam equilibrando a mesa.

Estou abrindo este post, pois vou fazer uma one shot para testar a edição e depois pretendo narrar uma campanha já feita para a 5e porém adaptada para a 5.5

(Obs: A campanha vai ser a tumba da aniquilação)

29 visualizações
Grim
Grim
08 de jul.

Estou mestrando D&D 5.5 desde 2024. O que posso dizer é que algumas criaturas sofreram alterações, algumas ficaram mais fortes, outras mais fracas. O mesmo rolou com algumas classes e subclasses. No geral, não foram mudanças tão drásticas.

Atualmente, estou jogando Curse of Strahd. Uso o material de 5e, mas rodo o sistema na versão 5.5e.

Há muito tempo o balanceamento de combate em D&D é mais uma arte do que uma ciência, isso inclusive está escrito em um dos livros. Na minha opinião, as batalhas são muito mais equilibradas pela experiência do mestre do que pelas fórmulas que os livros sugerem. Se quiser algumas referências, recomendo o Xanathar's Guide to Everything (5e) e o Dungeon Master's Guide do 5.5e. Ambos trazem formas de balancear encontros com base no CR das criaturas.

Quando você mestra uma aventura pronta, é importante entender qual é a proposta dela. Tomb of Annihilation, por exemplo, é uma campanha pensada para ser difícil, muitos dos encontros são propositalmente desafiadores. Você pode manter essa linha na sua mesa.

Eu, particularmente, nerfei bastante os encontros de Curse of Strahd, especialmente a Death House. Do jeito que estava no livro, os combates eram muito duros e um TPK seria praticamente certo se eu tivesse mantido o nível de dificuldade original.

bottom of page