top of page

Dungeons & Dragons - Dúvidas

Público·65 membros

Regra de Dano Psíquico

Fala Tchelo e Lina e a galera da comunidade tenho uma duvida aos Mestres/Narradores! Como vocês usam a regra de dano psíquico na suas mesas? Acrescentam algo a mais como regra da casa? Magias psíquicas dariam dano físico além de psíquico, se preocupam em fazer calculo de vida psíquicas e como seria? e poderiam me dar algumas outras ideias, é o sistema D&D fantasia medieval tradicional, porém estou colocando um pouco o pé no chão, adicionando mecânicas bem simples de peso, carga, comida, ofícios e outras coisas a mais nas utilidades das perícias pra deixar um pouco mais imersivos mas estou sem ideias quanto aos danos, monstros com esses poderes e psíquicos como MindBlast e coisas do tipo, não chega a ser um Call of Cthulhu mas claro que tem aquelas criaturas como os Aboletes, MindFlayers, etc...

Desde já eu agradeço e aguardo um retorno.

45 visualizações
Azoth
Azoth
28 de ago.

Pelo que você escreveu, acredito que esteja confundindo as coisas. Em D&D, pelas regras tradicionais da 5e, dano é dano e vai sempre no HP, não importando qual tipo de dano, seja fogo, físico, necrotico ou psíquico, o alvo vai perder pontos de vida, não existe pontos de vida mentais ou algo assim. O tipo de dano serve mais para quando tem resistência/vulnerabilidade ou para descrições de role play, algo como: "a onda psíquica vinda do devorador de mentes é tão forte que sua estrutura física é abalada a ponto do seu nariz e ouvidos sangrarem, você sente suas pernas tremerem e os braços fraquejar." Ou em outras palavras, perdeu HP.

Uma coisa que você pode fazer é da uma lida nas regras de Loucura (Madness) que existe nos livros do mestre, ou procurar por regras alternativas com outros efeitos para quando lutar com criaturas absurdas como as aberrações.

Lembre-se que os D&D novos são jogos mais heroicos e isso reflete em suas regras, coisas como pontos de vida não representa a saúde e estado físico de uma criatura e sim quão difícil é derrota-la. Também não adiciono nada extra em magia, existe mais personagem com magias do que sem... Quando quero um jogo mais denso eu acabo adicionando algum sistema de loucura, corrupção ou algo que tenha a ver com o tema da aventura.

bottom of page