Ação Ardilosa. Como funciona?
Recentemente meu grupo de RPG entrou num debate de como funciona a Ação Ardilosa de Ladino.
Em uma das interpretações "You can take a bonus action on each of your turns in combat. This action can be used only to take the Dash, Disengage, or Hide action." A Habilidade tem duas etapas, onde uma ela te permite ter uma ação Bônus em cada um nos seus turnos e fala que esta ação pode ser utilizada apenas Desengajar, Esconder ou Disparada. Permitindo dessa forma que ele tenha A Ação Padrão, Ação Bônus Padrão e a Ação Bônus Vinda da Ação Ardilosa. A outra interpretação é que a habilidade de Ação Ardilosa permite apenas utilizar essas 3 Ações como ação Bônus.
O estranho desta interpretação é que outras habilidades como a habilidade de lvl 8 de patrulheiro e Expedction Retreat escrevem de forma diferente tendo o mesmo tipo de Efeito "as a bonus action on each of your turns until the spell ends, you can take the Dash action."

É uma forma bem estranha de interpretação, ao meu ver. Em cunning action não diz nada como "adicional", "outra" ou "mais uma." Ele diz, "You can take", que é "você pode fazer uso de" ou algo mais livre "você pode usar". O texto da magia Expeditious Retreat é diferente porque é um efeito diferente, uma magia de concentração que te permite um efeito por 10 minutos, concordo que ela e cunning action deveria ser semelhantes, mas não posso ignorar o texto de Haste e Action Surge que colocam a palavra "adicional".
Edição: Não achei essa habilidade do patrulheiro, no nível 8 ele Land's Stride, ganha algo relacionado a terreno difícil e não achei nada que de a ela um dash com ação bônus.
Ação Bônus diz em modo mais livre: você NÃO TEM uma ação bônus e ela só aparece no seu turno se uma habilidade ou magia te dá uma ação bônus. E você só pode usar uma, escolhendo qual você usa.
A regra do ladino não é um nerf, porque a ordem das coisas estão invertidas. Novamente, leia com mais atenção Bonus Action no capitulo 9, a ordem dos fatores estão erradas, você não tem uma ação bônus que te permite escolher entre opções permitidas para seu personagem, você tem opções dadas para seu personagem que te permite fazer uma e única ação bônus.
Exemplo: Um ladino trapaceiro arcano com duas espadas curtas no turno dele ele tem 3 opções de habilidades ou magias que ativam o uso de ação bônus:
-Ataque extra com ação bônus, onde você pode fazer um ataque extra com a segunda arma.
-Expeditious Retreat: onde ele pode fazer uma ação bônus para usar Dash (isso aqui é inútil pro ladino e é só exemplo.)
-Cunning Action: que te permita apenas Dash, Disengage, ou Hide, e essas opções é dentro da habilidade que você escolheu usar.
Se você escolheu Cunning Action, sua ação bônus será feita só com o que cunning action permite, as outras duas já não poderia ser mais usadas. É um tipo de regra bem estranha e ninguém pensa ou usa assim, fato, e sim essa regra é invertida de tudo que conhecemos.
Aqui eu tento entregar a ideia que a comunidade ou que os desenvolvedores trazem sobre regras, muitas vezes eu pesquiso e aprendo coisas novas e acho que minhas palavras não são nada, então podemos esperar outra pessoa responder. Agora, existem o RAW, regras interpretadas como são lidas e RAI, Regras como deveria ser interpretada de acordo com os designer, cada um de nos escolhemos como jogar, apesar que eu não concordo com sua visão de RAW, então vamos ver o que o Designer líder da quinta edição, Jeremy Crawford, respondeu no twitter, que pode ser acessado pelo sageadvice e o que nos trás o RAI.
Se usarmos seu ponto de vista seria possível utilizar ambas, já que cunning action daria uma segunda ação bônus e não conflitaria com expeditious retreat.
Aqui confirma o fato, um personagem não tem ação bônus, você escolhe uma habilidade que ativa uma ação bônus.
Bom, é isso que eu posso trazer de evidencias.